Em Aparecida, profissionais de saúde saem em carreata para cobrar do prefeito o cumprimento de direitos e valorização salarial

*Publicada em 18.06.2020 às 16h02

Na manhã desta quinta-feira (18), os profissionais de saúde do município de Aparecida de Goiânia realizaram uma carreata em protesto contra a falta de avanços nas negociações com o prefeito Gustavo Mendanha (MDB).

Os trabalhadores se concentraram em frente ao Aparecida Shopping e de lá saíram em carreata até a prefeitura onde tentaram se reunir com o prefeito. Os servidores reivindicam o cumprimento do plano de carreira, pagamento da data-base, regulamentação dos condutores de ambulância e melhores condições de trabalho.

Valorização salarial
Durante o trajeto, o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, chamou a atenção da população para a importância de se garantir a valorização da categoria. “O prefeito desse município precisa valorizar esses trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento à população. Por isso, não adianta ele dizer que essa categoria é importante se não cumpre os nossos direitos. É um absurdo que a lei do plano de carreira aprovada em 2014 até hoje não tenha sido cumprida”, protestou.

A secretária Geral do Sindsaúde, Flaviana Alves, cobrou apoio dos vereadores para que as reivindicações sejam atendidas. “É preciso negociar as pautas de reivindicação desses trabalhadores e garantir melhores condições de trabalho e de assistência à população. Por isso, nós queremos uma reunião com o prefeito Gustavo Mendanha. Precisamos discutir e solucionar essas demandas”, argumentou.

Ao fim do ato, o Sindicato foi recebido pelo assessor do gabinete do prefeito, Luziano da Costa. Ele informou que Gustavo Mendanha não estava na prefeitura mas se comprometeu em articular uma reunião nos próximos dias entre os trabalhadores e o gestor.

Pauta
Os servidores deveriam ter recebido a reposição salarial (data-base) em maio, mas até o momento não há perspectiva de recebimento. Já o cumprimento integral do plano de carreira é uma reivindicação de 2014. O Sindsaúde reivindica o cumprimento do Artigo 7 da Lei 085 que estabelece proporcionalidade salarial de 65% do grau II para o grau I, 65% do grau III para o grau II e 100% do grau III para o grau IV e 100% do grau IV para o grau.

Outra cobrança em Aparecida é a regulamentação da função dos condutores de ambulância que hoje estão vinculados ao município apenas como motorista. A regulamentação resultará em valorização salarial para os trabalhadores. Gratificação de titulação, e isonomia salarial entre Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias e melhores condições de trabalho também estão na pauta de reunião com o prefeito.