Em plena pandemia, deputados federais proíbem reajuste para servidores da saúde

*Publicada em 21.08.2020 às 9h16

A pressão do Governo Bolsonaro funcionou. Ontem (20), por 316 a 165, a Câmara dos Deputados manteve a proibição de reajuste salarial para saúde, segurança e outras categorias que estão na linha de frente da pandemia categorias até 2021. Na quarta-feira (19), o veto tinha sido derrubado no Senado.

A decisão dos deputados foi um duro golpe para saúde. Adoecidos pela sobrecarga de trabalho, contaminados pelo coronavírus no front de atendimento e sem reajuste há 10 anos, os servidores goianos que atuam Sistema Único de Saúde terão de arcar com mais essa medida indigesta do Governo Federal e Congresso. Assim como outras categorias, a saúde foi eleita novamente para se sacrificar.

Entenda

Em 27 de maio a Lei Complementar 173/2020, foi aprovada estabelecendo o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) fornecendo auxílio financeiro aos estados e municípios mas proibindo esses entes de concederem reajuste salarial aos servidores públicos até 2021.

A lei previa que servidores da saúde e outras categorias envolvidas diretamente no combate à pandemia não seriam afetado, mas o presidente Jair Bolsonaro, alegando “contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade” decidiu vetar esse trecho permitindo que esses servidores também tenham seus salários congelados até 2021.

DEPUTADOS FEDERAIS GOIANOS QUE VOTARAM CONTRA O REAJUSTE

Adriano do Baldy PP