Em Santa Helena, Sindsaúde dialoga com servidores e promove assistência jurídica

 Em Santa Helena, Sindsaúde dialoga com servidores e promove assistência jurídica

*Publicada em 20.02.2020 às 19h33

Direito ao adicional noturno, diferenças do 13º salário, devolução dos percentuais da gratificação de insalubridade e outros assuntos fizeram parte da pauta tratada com os servidores do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) localizado em Santa Helena de Goiás.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, e o diretor de Formação Política, Erivânio Herculano, visitaram os postos de trabalho e depois se reuniram com os trabalhadores no auditório do hospital. O Sindsaúde levantou as principais demandas da categoria e avaliou as condições de trabalho. Na ocasião, o Sindicato levou sua assessoria jurídica para esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas e ações jurídicas.

Depois de colher relatos dos trabalhadores, os diretores do Sindicato juntamente com o advogado Roberto Gomes, informaram sobre as últimas ações judiciais favoráveis que beneficiam o servidor.

Adicional Noturno

Foi informado que após reivindicação do Sindsaúde, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Estado de Goiás deve garantir pagamento do adicional noturno aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A decisão fez com que o governador, Ronaldo Caiado, incluísse o benefício no novo Estatuto do Servidor. Portanto, aqueles que quiserem pleitear esse direito retroativamente devem ingressar com ação por meio da assessoria jurídica do Sindicato.

Mudança de letra

O Sindsaúde tem obtido com sucesso decisões judiciais que obrigam o Estado de Goiás a conceder a progressão horizontal dos servidores da SES. Mesmo tendo parcelado o reenquadramento do plano de carreira em 3 vezes, o Executivo não fez todas as mudanças de letras que os servidores tinham direito. Agora, decisões judiciais têm corrigido essa injustiça concedendo inclusive, o direito de receber retroativamente.

Insalubridade

Desde a sanção da Lei Estadual nº 19.573/16 pelo ex – governador Marconi Perillo que reduziu os percentuais da insalubridade em 5%10% e 15%, o Sindsaúde vem travando uma longa batalha jurídica para restabelecer os percentuais conforme prevê a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho (10%, 20% 40%). No entanto, apesar de algumas ações ganhas, a Justiça suspendeu há um ano, o trâmite das ações devido ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDV). Assim, o tema só voltará a ser julgado quando houver definição sobre o referido objeto e a decisão valerá para todos. A expectativa é que isso ocorra até janeiro do próximo ano.

13º salário

Também foi informado que ações foram protocoladas pelo Sindsaúde com intuito de buscar o ressarcimento pelo prejuízo causado pelo pagamento do décimo terceiro salário na data de aniversário do servidor. Esse método de pagamento trouxe prejuízos porque o cálculo do 13º desconsiderava qualquer aumento após essa data. Dezenas de ações favoráveis têm sido divulgados nos últimos dias.

Atendimento jurídico

Os diretores esclareceram que o filiado que desejar entrar com ações por meio do departamento jurídico do Sindsaúde deve procurar a sede do Sindicato (Rua 26, 521, Bairro Santo Antônio, Goiânia) ou agendar atendimento de segunda à sexta, das 8 às 18h, por meio do telefone (62) 3995-6910. Para saber se o servidor tem direito e quais documentos serão necessários em cada ação, acesse aqui.

Eleição

Na ocasião, a presidenta do Sindicato comunicou que o processo eleitoral para escolha da nova Diretoria Executiva do Sindsaúde já está aberto e que em breve serão divulgados a data e os locais de votação. Flaviana ressaltou a importância de todos os filiados participarem exercendo o seu direito de votar.

         

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud