Entidades sindicais se unem em defesa dos servidores e dos serviços públicos

*Publicada em 17.02.2020 às 16h22

Em defesa do servidor público e do serviço público, diretores do Sindsaúde e representantes de outras entidades estão mobilizados na tarde desta segunda-feira (17) no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg). Ainda participa do evento, o auditor Fiscal da Controladoria-Geral da União (CGU), Rudinei Marques, que também e presidente do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical) e dos Conselhos Executivo e Fiscal do Fórum das Carreiras de Estado (Forcarte).

Preocupadas com o desmonte do serviço público com a retirada de direitos que assolam os trabalhadores do setor público, entidades representativas da esfera nacional, estadual e municipal preparam as ações do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário que vai ocorrer no dia 18 de março.

O vice-presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, ressalta que o país assiste ao desmonte permanente do serviço público e a precarização do trabalho. “Temos vivenciando uma perseguição injusta ao servidor público. Lamentavelmente elegeram esse trabalhador como o principal vilão da crise brasileira e como pretexto para o desmonte de políticas públicas que deram certo”.

Já o auditor fiscal explica que, ao contrário do que comumente se propaga, existem proporcionalmente menos servidores públicos por habitante no Brasil do que em diversos países, e que os salários da maioria dos servidores, que estão nos estados e municípios, são equivalentes à média salarial do trabalho formal no mercado privado. O sindicalista também lembrou que o serviço público é um importante instrumento de redistribuição indireta de renda, garantindo acesso gratuito da população a diversos serviços essenciais. “Num país que está entre os mais desiguais do mundo como o Brasil, o serviço público acaba sendo a única porta de acesso de diversos setores da população para a educação, saúde etc“.

*Com informações do Sintef -GO