Estado planeja repassar pagamento dos salários atrasados diretamente a trabalhadores da Gerir

Durante reunião entre o Sindsaúde e o Instituto CEM, foi informado que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estaria discutindo com o Ministério Público do Trabalho a possibilidade de efetuar o pagamento dos salários atrasados diretamente aos trabalhador@s terceirizados da Gerir.

O Instituto CEM assumiu recentemente o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) após a rescisão do contrato com o Instituto Gerir, OS que também administrava o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

Para buscar uma solução que assegure o pagamento dos celetistas, o vice-presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, e a secretaria Geral, Luzinéia Vieira, se reuniram, na última segunda-feira (10), com trabalhadores do Hutrin e com a direção do Instituto CEM.

Conforme apurou o Sindsaúde, os trabalhador@s estão com os salários de outubro e novembro atrasados. Além disso, há atrasos no pagamento de férias e na primeira parcela do 13º salário.

A gestão da OS nos apresentou as discussões que estão em curso junto ao Estado. Segundo eles, já existe o empenho garantido do valor necessário para o pagamento dos salários de parte do mês de novembro (27 a 30) e do mês de dezembro”, relatou a diretora do Sindsaúde, Lucinéia Vieira.

Ainda de acordo com o Instituto CEM, a OS estaria enfrentando dificuldades inclusive, para obter informações sobre o quadro de trabalhadores terceirizados do Hospital. “Os diretores nos relataram que, até o momento, não houve como gerar a folha de pagamento dos trabalhadores porque a empresa responsável pelos Recursos Humanos não teria disponibilizado ao Estado – também por falta de pagamento – as informações necessárias”, expôs.

Já o vice-presidente do Sindsaúde destaca que as obrigações patronais ficaram obscuras nesse processo de transição. “O servid@r ficou com três patrões ao mesmo tempo (Estado, Gerir e CEM), mas sem nenhuma informação de quem irá assumir a responsabilidade com seus direitos trabalhistas“, criticou Ricardo.

O Instituto Gerir estava à frente da gestão do Hugo desde 2012 e do Hutrin desde 2014. Em novembro desse ano, após uma crise que culminou inclusive na interdição do Hugo pelo Ministério do Trabalho, a OS informou, por meio de nota, que o contrato com a SES tinha chegado ao fim com uma dívida de mais de R$ 50 milhões.

Hutrin

Na próxima quinta-feira (13), às 8h30, diretores do Sindsaúde estarão reunidos novamente com os trabalhadores do Hutrin em busca de alternativas. Na ocasião, o Sindicato disponibilizará atendimento jurídico para os trabalhador@s.

Hugo

Sem pagamento, os trabalhador@s terceirizados o Hugo agendaram para esta terça-feira (11), às 19h, em frente à unidade, uma assembleia geral para deliberar sobre as ações da categoria. Na ocasião, serão discutidos acordo coletivo de trabalho e possibilidade de greve.