Estudantes e jovens profissionais da saúde são convocados para debater saúde pública

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promove a 1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2018, na Universidade Nacional de Brasília (UNB).

O objetivo do evento é a realização de debates para propor ideias e estratégias em defesa de um SUS público, integral, universal, gratuito e de qualidade.

A participação de estudantes e jovens profissionais de saúde na Conferência é uma forma de elevar o debate e a reflexão sobre o papel de cada diante dos desafios que ameaçam um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.

Uma parte importante de algo maior

A 1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde é parte integrante da construção da 16ª Conferência Nacional da Saúde (8º+8), que tem como tema central “democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O evento acontecerá em Brasília, entre os dias 28 e 31 de julho de 2019.

O CNS realiza o 16ª CNS (8º+8) em meio a um contexto político/social/econômico com o objetivo de propor uma mudança no atual cenário brasileiro de congelamento de gastos com saúde e educação e aprovação de leis que prejudicam os trabalhador@s.

Preparativos

Em Brasília, o diretor de Formação Política do Sindsaúde, Erivânio Herculano da Silva, e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) participou no dia 28 de setembro da primeira reunião preparatória para a 1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde.