Goiânia: mudanças na escala de trabalho da Saúde seguem suspensas

 Goiânia: mudanças na escala de trabalho da Saúde seguem suspensas

Em nova reunião realizada na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia voltou a reiterar ao Sindsaúde e a outros sindicatos da categoria que as mudanças na escala de trabalho dos servidor@s da Estratégia Saúde da Família (ESF) permanecerão suspensas. As recentes alterações também deixarão de valer para as maternidades e urgências.

No caso do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, os trabalhador@s que tiveram sua escala alterada poderão retomar à escala antiga. A reunião ocorreu no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde.

O Sindsaúde já havia questionado Fátima Mrué sobre as mudanças abruptas que acabaram pegando os trabalhador@s de surpresa. A presidenta do Sindicato, Flaviana Alves, explicou que a equipe da secretária compreendeu a importância do diálogo e reiterou que o novo modelo de escala está suspenso temporariamente até que uma nova escala seja consenso.

Ficou definido que esse e outros assunto serão discutidos durante a reunião da Mesa de Municipal de Negociação Permanente, na próxima sexta-feira (24), às 15h, no Paço Municipal. A reunião da Mesa ocorrerá pela primeira vez na atual gestão de Iris Rezende.

Flaviana avalia como uma grande conquista a volta da Mesa de Negociação que não se reunia há três anos, e lembra essa era uma reivindicação antiga do Sindicato. “Isso é muito importante porque que é lá que são discutidos diversos pontos de interesse dos trabalhador@s. Mudanças de escalas como essas parecem simples, mas têm implicações profundas e podem afetar outras áreas da Saúde.”

Entenda o caso

As mudanças impostas pela prefeitura geraram grande apreensão entre os servidor@s. Nos últimos anos, por meio de um acordo proposto pela própria SMS, eles cumpriam uma jornada de 40 horas semanais distribuídas em 3 turnos de 6h e 2 contraturnos de 11h. Mas recentemente foram comunicados de que teriam que cumprir as 40 horas semanais (segunda a sexta) em turnos de 8h imediatamente. O escalonamento anterior permitia que as equipes se revezassem a cada 6 horas oferecendo atendimento de 12 horas diárias à população.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud