Goiânia: novo projeto da data-base é aprovado em primeira votação em plenário

 Goiânia: novo projeto da data-base é aprovado em primeira votação em plenário

Durante sessão em plenário realizada nesta terça-feira (20), vereadores aprovaram em primeira votação o novo Projeto de Lei da data-base (287/2018) enviado pelo prefeito Iris Rezende (MDB). Na ocasião, foi aprovada em separado a emenda que obriga a prefeitura a pagar o valor retroativo das datas-bases de 2017 (4,08%) e de 2018 (2,76%).

Com a presença de servidores públicos, que lotaram as galerias da Câmara Municipal de Goiânia, a matéria foi aprovada por unanimidade (29 votos).

A Câmara aprovou também, em separado, emenda aditiva de autoria de Cristina Lopes (PSDB), acatada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), determinando o pagamento do reajuste retroativo a maio de 2017, dividido em seis vezes. Foram 16 votos a 13.

O projeto da data-base segue agora para análise da Comissão de Trabalho e, se aprovado, retorna ao plenário para segunda e última votação. No entanto, segundo o líder do prefeito na Casa, Tiãozinho Porto (PROS), Iris Rezende deve entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) alegando falta de condições financeira para arcar com o reajuste.

Já o vice-presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, argumenta que existe parecer favorável ao pagamento retroativo e que a prefeitura tem margem para conceder o benefício sem ferir a Lei Responsabilidade Fiscal (LRF).

Um estudo elaborado pelo Dieese a pedido do Sindsaúde mostra que a Administração pode aumentar seus gastos com pessoal em até 13,40% sem ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade. Isso é suficiente para assegurar esse direito aos servidores.”, explicou Ricardo.

A vereadora Cristina Lopes argumenta que não há inconstitucionalidade na emenda, uma vez que ela corrige um erro do Executivo. “Estamos apenas cumprindo a Lei. A Prefeitura tem que pagar o retroativo. O que ela está fazendo é postergar e obrigar o servidor a entrar na Justiça”, diz.

*Com informações do portal Câmara Municipal de Goiânia

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud