Goiânia: Saúde e outras categorias realizam ato conjunto nesta terça-feira (5)

Servidor@s municipais da Saúde de Goiânia e de outras categorias vão realizar nesta terça-feira ( 5), às 8h, um ato unificado na Câmara Municipal de Goiânia. O objetivo é unificar forças para garantir o cumprimento dos direitos do funcionalismo municipal.

Entre as reivindicações estão, o pagamento da data-base (2017 e 2018), cumprimento do plano de carreira da Saúde, condições de trabalho e assistência adequadas, concurso público, piso dos professores e melhoria no atendimento do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas). Os servidor@s também querem a saída imediata da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué.

Previdência

No último dia 23, a pressão dos servidores conseguiu que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia (CCJ)  arquivasse o projeto de lei que previa a reestruturação da previdência do funcionalismo público municipal. O prefeito enviou um projeto de lei para aumentar a contribuição previdenciária de 11% para 14%, transferir a Dívida Ativa do Município para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM), o que colocaria em risco a aposentadoria dos trabalhador@s e a concessão de áreas públicas para abater a dívida com o IPSM.

O projeto foi arquivado com 4 votos favoráveis e 2 contrários. Votaram a favor do arquivamento os vereadores Priscila Tejota (PSD), Jorge Kajuru (PRP), Tatiana Lemos (PCdoB), e Delegado Eduardo Prado (PV). O líder de Iris na Câmara, Tiãozinho Porto (PROS) e o vereador Wellington Peixoto (MDB) votaram contra o arquivamento do projeto.