Goiânia: secretária recua e suspende mudanças na escala de trabalho dos servidores da Saúde

A secretária municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, garantiu à presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, e às demais entidades que representam os servidores da Saúde que as alterações na escala de trabalho dos servidor@s que atuam nas unidades da Estratégia Saúde da Família estão suspensas (ESF). A decisão foi tomada durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (3) no gabinete da secretária.

Flaviana Alves explicou que o recuo ocorreu após a mobilização dos servidor@s e das entidades que consideraram as mudanças abruptas. “Esse novo modelo de escala está suspenso temporariamente até que uma nova escala seja construída em conjunto com os representantes dos servidor@s. No próximo dia 17, às 15h, haverá uma nova reunião em que voltaremos a discutir o assunto. Por ora, tudo continua como antes”, enfatizou.

As unidades que já haviam adotado a nova escala deverão retomar a escala anterior. A decisão vale para as unidades da ESF, maternidades e urgências.

Entenda o caso

Os servidor@s que, por meio de um acordo proposto pela SMS, cumpriam uma jornada de 40 horas semanais distribuídas em 3 turnos de 6h e 2 contraturnos de 11h , foram comunicados de que teriam que cumprir as 40 horas semanais (segunda a sexta) em turnos de 8h. O escalonamento anterior permitia que as equipes se revezassem a cada 6 horas oferecendo atendimento de 12 horas diárias à população.

As mudanças consideradas abruptas pelos servidor@s gerou indignação. Na manhã desta sexta-feira (3), o Sindsaúde, Sieg, Soego e dezenas de trabalhador@s se articularam no Paço Municipal para tentar reverter a decisão. Diante da mobilização expressiva, a secretária decidiu abrir espaço na agenda e atender as entidades. No dia anterior, o Conselho Municipal de Saúde também já havia se manifestado contra as mudanças por meio de um ofício enviado à secretária de Saúde.

Mesa de Negociação

Na ocasião a Fátima Mrué também garantiu que irá implantar a Mesa Municipal de Negociação Permanente. “Essa tem sido uma reivindicação constante do Sindsaúde, já que, é por meio dela que se discute as demandas da categoria como a melhoria das condições de trabalho e evita-se transtornos como as mudanças arbitrárias que estamos presenciando”, destacou Flaviana.

Entidades

Também participaram da reunião, dirigentes do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado de Goiás (Sintasb), Sindicado dos Enfermeiros do Estado de Goiás (Sieg), do Sindicato dos Odontólgos (Soego), do Sindicato dos Médicos (Simego), do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindacse), e do Sindicato dos Trabalhador@s do Município de Goiânia (Sindigoiania).

Assista ao vídeo: