GOIÁSPREV: servidores com doenças incapacitantes estão isentos da contribuição previdenciária?

 GOIÁSPREV: servidores com doenças incapacitantes estão isentos da contribuição previdenciária?

Senior patient undergoing rehabilitation therapy in hospital

*Publicada em 23.09.2020 às 17h54

Ao entrar em vigor, a Reforma da Previdência Estadual (PEC 65/2019) proposta pelo Governador de Goiás não isentou nenhum servidor aposentado ou pensionista da contribuição previdenciária de 14,25% sobre o valor que excede a 1 salário mínimo (R$ 1.045). Esse foi um dos motivos que levaram o Sindsaúde a ingressar com ação judicial coletiva para impedir os descontos.

A Lei Complementar Nº 77/2010 ainda em vigência especifica que, em caso de determinadas doenças incapacitantes, graves ou incuráveis, o desconto só poderá ser feito no contracheque daqueles que recebem acima do dobro do teto remuneratório da previdência comum que atualmente é de R$ 12.202,12.

Como a PEC da Reforma da Previdência só mudou a Constituição Estadual, mas o Estado ainda não alterou a Lei N° 77/2010, O Sindsaúde-GO considera ilegal a cobrança de 14,25% na folha de aposentados e pensionistas que possuem alguma das doenças mencionadas na referida lei.

Portanto, como ainda não sentença final da ação coletiva, o departamento jurídico do Sindsaúde tem orientado que os interessados procurem o Sindicato para ingressar com as ações individuais. A Justiça já começou a atender esses pedidos inclusive com determinação para que a Goiásprev devolva os valores descontados.

Duvidas?

Nesta quinta-feira, às 15h, o Sindsaúde promoverá um tira dúvida pela internet com o advogado do Sindsaúde-GO, Dr. Roberto Gomes Ferreira, sobre as ações individuais que pedem o suspensão do desconto. Os servidores que quiseram participar podem acessar o link e participar pelo aplicativo ZOOM. 


COMO PARTICIPAR:

1. Clique nesse link aqui para instalar o ZOOM no seu celular ou computador.
2. Teste o microfone do seu celular.
3. Teste a Câmera do seu celular.
4. No dia da reunião, mantenha o celular na horizontal (deitado), fique próximo do celular, evite ficar de costas para janelas ou portas por conta da luz.
5. Para entrar na reunião e fazer perguntas, clique aqui.

 

Mais informações:

Assessoria Jurídica do Sindsaúde
Fone: 62 3995-6912
WhatsApp: (62) 99247-8463
E-mail: juridico@sindsaude.com.br

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud