Hugo recebeu 152 atestados por síndrome gripal em abril

*Publicada em 08.05.2020 às 16h28

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), organização social que administra o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) informou ao Sindsaúde que recebeu somente no mês de abril 152 atestados por síndrome gripal.

Preocupado com a segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente da Covid-19, o Sindsaúde-GO, acompanhado pelo Conselho Estadual de Saúde e outras entidades representativas de servidores vem dialogando com o INTS sobre a situação da unidade.

Ainda de acordo com os dados fornecidos ao Sindicato por meio de oficio, 28 pacientes já foram diagnosticados com a Covid-19. Desse total, 10 continuavam internados no hospital até quinta-feira (6).

De acordo com a OS, cerca de 160 profissionais da enfermagem foram afastados. Destes, 60 foram positivados para Covid-19. No entanto, o Sindicato estima que o total chega a 180 servidores afastados ao considerar aqueles profissionais como médicos e residentes não contratados via CLT.

A Organização Social informou também que testou entre os dias 2 e 4 de maio, testaram por SWAB, 273 trabalhadores da Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, UTI 2, Centro de Material e Esterilização.

Atualmente, o Hugo possui 82 trabalhadores acima de 60 anos e, portanto, dentro do grupo de risco. São eles: 24 auxiliares de enfermagem, 3 cirurgiões dentistas, 28 médicos, 5 técnicos de radiologia, 23 técnicos de enfermagem. Em relação ao afastamento de trabalhadores com comorbidades, o INTS explica que “tem feito o encaminhamento de forma pontual” já que “os dados de saúde e segurança dos servidores são regidos pela Secretaria de Saúde”.