NOTA DE POSICIONAMENTO! COVID-19 vitima servidora da saúde

 NOTA DE POSICIONAMENTO! COVID-19 vitima servidora da saúde

*Publicada em 04.04.2020 às 17h02

QUEM CUIDA TAMBÉM PRECISA SER CUIDADO! É com muito pesar que o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO)  comunica a primeira morte de uma trabalhadora da saúde, vítima da COVID 19 (Novo Coronavírus) no município de Goiânia-GO.  A servidora A.R.S.,38 anos, que exercia o cargo de técnico de laboratório em uma unidade de saúde pública da Capital e na rede privada, veio a óbito nesta manhã de sábado (04) após 5 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular.  

Diante do caso, o Sindsaúde reitera de forma contumaz a necessidade de a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, bem como a rede privada da saúde, cumprir imediatamente os protocolos necessários ao enfrentamento ao COVID 19 e assegurar os equipamentos de proteção coletiva – EPC´s e os equipamentos de proteção individual – EPI´s adequados às atividades laborais a todos os trabalhadores da saúde, inclusive para os administrativos, serviços de higienização e motoristas.   

É imprescindível adotar rapidamente as seguintes medidas: investigar a transmissão, proceder o isolamento ou quarentena dos profissionais e realizar os testes de diagnósticos laboratoriais no LACEN – GO para verificar se os mesmos estão infectados pelo COVID-19. Infelizmente tais medidas têm sido negligenciadas pela Secretaria de Saúde. 

Imperativo ressaltar ainda  que as medidas devem ser aplicadas aos familiares e as pessoas que tiveram contatos com a trabalhadora, especialmente o isolamento domiciliar acompanhado pela Secretaria de Saúde. 

Sabe-se que, na linha de frente do combate à doença, estão milhares de trabalhadores goianos atuando em postos de saúde e hospitais focados em salvar o maior número de vidas possíveis. 

Portanto, conforme alertas já encaminhado à Secretaria Estadual e Municipais de Saúde, o Sindsaúde volta a reforçar seu apelo às autoridades de saúde para que seja intensificada a fiscalização nos postos de trabalho e garantida a todos os profissionais de saúde a devida segurança, isto é, com a paramentação  e ambientação e ambiente adequados. Uma das consequências, caso a situação seja negligenciada, será o adoecimento em massa, inclusive com mortes e a possibilidade de aumento das transmissões já que são pais e mães de famílias e mantém laços sociais fora do posto de trabalho.

O sucesso das ações contra a proliferação da Covid-19 e o êxito do tratamento estão intimamente ligados à disponibilidade de, leitos, insumos como máscaras, luvas, medicamentos e ao número de profissionais necessários para atender a súbita demanda. 

Portanto, também é salutar fortalecer e integrar as Comissões de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS), que são responsáveis pelo Plano de Contingenciamento frente à pandemia de COVID – 19 em todas as unidade de saúde, públicas, privadas ou filantrópicas. Quem cuida também precisa ser cuidado!

O enfrentamento ao COVID-19 exige responsabilidade, união e concentração de esforços. Para tanto, o Sindsaúde-GO está à disposição das Secretarias de Saúde e demais órgãos para o combate desta pandemia. 

Por fim, o Sindsaúde-GO enfatiza a necessidade do isolamento social como a principal forma de combate à proliferação do vírus, e entende que enfrentar esta pandemia é a principal tarefa de toda a sociedade brasileira e de todas as instituições comprometidas com o país, devendo os governos adotar medidas efetivas de proteção à vida, ao emprego e à renda dos trabalhadores e trabalhadoras.

Flaviana Alves
Presidenta do Sindsaúde-GO

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud