Nota de posicionamento sobre a situação do Hospital Materno Infantil

 Nota de posicionamento sobre a situação do Hospital Materno Infantil

*Publicada dia 02.05.2019 às 16h20

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) vem a público – mais uma vez – repudiar a administração desastrosa que assola o Hospital Materno Infantil, em Goiânia, que coloca em risco pacientes e trabalhadores.

Mesmo com um custo de R$ 116 milhões, valor referente apenas ao ano de 2018, o hospital, referência no Estado em assistência especializada de média e alta complexidade no atendimento materno e infantil, continua enfrentando – sob a gestão da Organização Social (OS) – condições precárias de infraestrutura, trabalho e atendimento.

A má gestão e o abandono tornaram o Hospital Materno Infantil sinônimo de sofrimento e descaso, apagando um passado glorioso no qual a unidade era reconhecida e condecorada com premiações como o título de “Hospital Amigo da Criança” concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef por promover e estimular o aleitamento materno.

O Sindsaúde também manifesta sua preocupação com os demais hospitais do Estado que da mesma forma estão sob o modelo de gestão terceirizada adotada pelo Governo de Goiás. Vale destacar que um dos maiores hospitais do Centro-oeste que também foi terceirizado, o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), enfrentou o mesmo dilema no ano passado.

Com base nas diversas denúncias encaminhadas pelo Sindicato sobre a situação dos hospitais terceirizados goianos e na ação recente e indispensável da Superintendência Regional do Trabalho de Goiás que pediu a interdição o HMI, o Sindsaúde alerta para necessidade de mudança no modelo de gestão.

A ineficácia da terceirização está comprovada. Ela não funciona! Em oito anos, ela custou milhões, adoeceu trabalhadores e degradou unidades. Portanto, os hospitais goianos precisam ser repassados imediatamente à gestão da Secretaria de Estado da Saúde e o atendimento devolvido à população garantindo assim a assistência responsável aos seus pacientes.     

 

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud