Novo plano de carreira da SES é aprovado em assembleia

 Novo plano de carreira da SES é aprovado em assembleia

A proposta que atualiza o Plano de Cargo e Remuneração (PCR) dos servidor@s da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi colocada em votação e aprovada pela maioria durante Assembleia Geral Ordinária realizada na última quarta-feira (28), no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás. (Confira aqui a proposta na íntegra)

Frutos das cobranças do Sindsaúde nas reuniões da Mesa Estadual de Negociação Permanente e nas reuniões com o governo, a sugestão apresentada pelo Executivo, não é a ideal, mas ameniza os impactos das perdas salariais registradas nos últimos anos. “O Sindsaúde elaborou e apresentou uma proposta diferente dessa e muito mais ampla, mas o Estado recusou alegando que geraria um impacto financeiro muito alto. Tentamos de tudo, mas a nossa sugestão não avançou”, relatou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Novo PCR

O novo plano padroniza estrutura de evolução nas carreiras em relação a outras categorias concede um aumento real no enquadramento que pode variar entre 29% e 86% se considerado os dois reajustes de 7%, um em maio e outro em novembro desse ano. Outra diferença entre o antigo plano é o aumento do percentual da progressão de 3% para 10% a cada mudança de letra.

Também foi esclarecido que, diferente do plano antigo, na nova proposta haverá avaliação meritocrática para que o servid@r evolua na carreira e que não haverá titularidade separada. Outro quesito para evolução na carreira será a realização de cursos de aperfeiçoamento. Além disso, foi informado que direitos como quinquênio serão mantidos.

Flaviana também destacou que, para que o novo PCR entre em vigor, ele precisa ser aprovado no Legislativo o quanto antes, isto é, no prazo permitido pela Legislação eleitoral, uma vez que o período das eleições de 2018 se aproxima. Ela ainda enfatizou que uma aprovação rápida na Assembleia Legislativa dependerá da mobilização de toda a categoria.

Já a diretora do Sindsaúde, Maria Fátima Veloso, lembrou que independente da aceitação dessa proposta, as negociações com o governo vão continuar. “Precisamos resolver a questão do corte de ponto e assegurar outras prioridades”.

Goiânia

A assembleia também contou com a participação dos servidor@s da Secretária Municipal de Saúde que reivindicam melhores condições de trabalho e de assistência à população, pagamento da data-base e o cumprimento dos demais direitos. Na ocasião, ficou agendada uma mobilização na UPA Noroeste no próximo dia 11às 8h30. Além disso, a pressão pela reunião com a secretária municipal de Saúde vai continuar.

Transparência

Ainda durante a assembleia, os servidor@s também aprovaram as contas do Sindsaúde do exercício de 2017. Por meio da prestação de contas, a direção apresentou aos trabalhador@s as movimentações financeiras e ações realizadas pelo Sindsaúde no último ano. “Toda documentação foi minunciosamente analisada e a prestação ocorreu sem nenhum incidente”, afirmou o titular do Conselho Fiscal, Antônio do Santos.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud