O salário mínimo deveria ser de R$ 3.754,16, em Outubro de 2017, segundo o Dieese

O DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos estima mensalmente, um valor único do Salário Mínimo Necessário para o país, suficiente para suprir as despesas básicas vitais, tais como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, de uma família composta por dois adultos e duas crianças[1]. Os cálculos são feitos com base na PNCA – Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, levantada mensalmente por esta Instituição, em 27 capitais do Brasil, e na POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE –  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em outubro/2017, o Salário Mínimo Necessário foi de R$ 3.754,16, cerca de quatro vezes o valor do Salário Mínimo em vigência no mesmo período. Proporcionalmente, o Salário Mínimo atual representa apenas 24,96% do necessário para suprir as necessidades básicas de um trabalhador e sua família, conforme a Constituição Federal de 1988.