O Sindsaúde teve um papel fundamental na implantação da primeira UTI neonatal em Goiás

 O Sindsaúde teve um papel fundamental na implantação da primeira UTI neonatal em Goiás

A implantação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal pública no Estado, aberta no Hospital Materno Infantil, fez parte de uma série de conquistas que marcaram o movimento Reage Saúde, na década de 90.

Na época, não existia UTI neonatal pública e era preciso que o governo pagasse por uma na rede privada. Porém, muitas vezes, os hospitais particulares se recusavam a receber esses pacientes e as crianças acabavam morrendo.

Diante disso, o Sindsaúde fez uma intensa mobilização no Hospital Materno Infantil (HMI). Somando o apoio dos servidor@s da saúde, da população e da imprensa, montou-se uma vigília no HMI para monitorar a entrada de crianças que necessitavam de UTI. Com as informações colhidas, exigia-se do governo o atendimento imediato e a transferência das crianças para a rede privada. O movimento acabou forçando o Estado a construir as primeiras UTIs neonatais públicas em Goiás.

O movimento Reage Saúde, coordenado pelo Sindsaúde foi um dos maiores e mais importantes atos na área da Saúde pública em Goiás. Em sua primeira edição, em 1997, além da implantação da primeira UTI neonatal do Estado, houve o reajuste salarial dos servidor@s e a reabertura do Hospital Geral de Goiânia (HGG).

Ao longo de 29 anos de história, o Sindsaúde sempre lutou pela garantia e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, com a série de dificuldade que a saúde pública vem enfrentando, e o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), o principal desafio é defender o serviço público, exigindo valorização dos servidor@s, melhores condições de trabalho e a realização de concursos públicos.

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud