Senador Canedo: em assembleia, servidores cobram plano de carreira

Servidores municipais da saúde e de outras categorias de Senador Canedo se mobilizaram na manhã desta terça-feira (25), para reivindicar adequação do plano de carreira geral do funcionalismo. O prefeito Divino Lemes esteve presente. A mobilização ocorreu na Praça Criativa no Centro da cidade.

Em caráter emergencial, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, pediu a mudança na Lei nº 1744/13, já que a prefeitura não tem demonstrado empenho na implantação do plano de carreira específico dos servidores da saúde. Em sua defesa, Divino Lemes, alegou que Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem impedido a prefeitura de aplicar o plano.

Entre as reivindicações na lei, está a substituição do Adicional de Progressão Funcional (APF) pela progressão horizontal e inclusão da progressão vertical ou titulação para todos os servidor@s efetivos. O Sindsaúde também pediu o fim do decreto que tira a permissão dos funcionários da saúde em receber essa bonificação.

Na ocasião, o prefeito prometeu realizar novos concursos públicos e erradicar de cargos comissionados. Sem considerar satisfatória as justificativas do prefeito até o momento, os servidores decidiram agendar um novo ato para o dia 16 de outubro, às 8h, também na Praça Criativa.

A Assembleia Unificada foi realizada pelo Sindsaúde em parceria com Sindicanedo, associações dos fiscais, agentes de saúde e endemias, guardas municipais e de transito.