Servidores da saúde de Itapuranga se mobilizam contra mudanças na gratificação de insalubridade

 Servidores da saúde de Itapuranga se mobilizam contra mudanças na gratificação de insalubridade

*Publicada em 04.10.2019 às 18h20

Trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Itapuranga estão mobilizados para reverter a redução dos percentuais da gratificação de insalubridade que é paga aqueles que atuam em local insalubre. O Sindsaúde e outras entidades já recorreram à Câmara Municipal e tentam uma reunião com o prefeito Daves Soares da Silva para restabelecer os antigos percentuais.  

Na noite de ontem (3), a delegada sindical Maria Aparecida que representa o Sindsaúde no município e um grupo de servidores estiveram na Câmara Municipal e receberam o apoio dos vereadores. O repasse do incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias referente ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) era outra reivindicação, mas com a mobilização o pagamento foi regularizado nesta sexta-feira (4).

Decreto

O Decreto 374/2019 foi editado no dia 2 de setembro e nele, o gestor reduz os percentuais do adicional de insalubridade fixando-os em 5%, 10% e 20%. No entanto, a Norma Regulamentadora Nº 15 do Ministério do Trabalho determina que o adicional deve ser de 10% do salário para locais insalubres de grau mínimo, 20% para grau médio e 40% para grau máximo.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud