Servidores da saúde também querem saída imediata da secretária Fátima Mrué

Diante da falta de condições de trabalho e do desrespeito aos direitos do servid@r pela gestão atual, os trabalhador@s da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia realizaram assembleia geral nesta quinta-feira (19) e aprovaram uma série de medidas para tentar por fim ao descaso com o funcionalismo e inclusive com a população. A substituição imediata da atual secretária de Saúde, Fátima Mrué, é uma delas.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, explica que, atendendo a deliberação da assembleia, o Sindicato vai propor ao Conselho Municipal de Saúde, uma resolução exigindo a saída imediata de Fátima Mrué. “A secretária não consegue solucionar a crise na saúde e o que já era ruim está piorando. Tentamos dialogar por diversas vezes, mas ela não nos atendeu. Nossas possibilidades de diálogo já se esgotaram e o caos na saúde continua. Por isso, acreditamos que a melhor saída é substituição da secretária”, afirmou.

Caos

Teve servid@r que não conseguiu segurar as lágrimas ao falar das dificuldades enfrentadas para continuar trabalhando. Os trabalhador@s relataram que estão em uma situação muito delicada. Enquanto nas unidades faltam materiais de trabalho, alimentação e condições de assistência, o prefeito tem dito na TV que a Saúde vai bem. Isso tem levado pacientes e familiares a acreditarem que o problema é o servid@r.

Previdência

Outro fator que tem causado indignação é a possibilidade de aumento na contribuiçãoprevidenciária dos servidor@s municipais. Mesmo sem aplicar a reposição salarial, sem cumprir as progressões do plano de carreira e sem reajustar o valor do vale-alimentação, o prefeito decidiu enviar um projeto (20180000548) ao Legislativo aumentando a contribuição previdenciária dos servidor@s de 11% para 14%.

Suspensão

Depois de os trabalhador@s se mobilizarem, foi suspensa por 15 dias a tramitação da proposta na Câmara Municipal que inclusive traz outras consequências graves. (Veja aqui  o alerta feito pelo Fórum dos Servidores)

Veja quais foram as demais deliberações:

Mobilização em todas unidades de saúde de capital, inclusive com o apoio da assessoria jurídica do Sindicato, até a próxima assembleia;

Apresentação de denúncias na Comissão Especial de Inquérito da Saúde (CEI);

Elaboração de um parecer pedindo o arquivamento do projeto de Restruturação da Previdência;

Nova assembleia geral no dia 3 de maio, às 8h30, na Câmara Municipal;

Manifestação em prol da melhoria do Imas no dia 8 de maio, às 9h, em frente ao Instituto.