Sindicatos se mobilizam para barrar ataques ao trabalhador e ao serviço público

 Sindicatos se mobilizam para barrar ataques ao trabalhador e ao serviço público

*Publicada em 21.02.2020 às 11h52

Ocorreu ontem (20), no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), um novo encontro que reuniu diversas entidades sindicais, entre elas, o Sindsaúde, além de movimento sociais. A reunião teve como objetivo acertar conjuntamente estratégias que possam frear a retirada de direitos e o desmonte do serviço público. Sint-Ifesgo, Sintsep, Sindfesp, Cut, Ctb e Sintego são algumas das entidades que participaram.

Fim da estabilidade

Uma das principais preocupações é com pontos da reforma administrativa que preveem a redução salarial, fim das carreiras, fim do concurso público e fim da estabilidade para o servidor.

Se apresentada como tal, essa reforma que está sendo gestada pelo governo federal, não vai prejudicar apenas o servidor público, mas trará consequências graves para a população já que afetará sobremaneira o funcionamento e a oferta do serviço público”, explica a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Outra preocupação é com a desvinculação orçamentária do SUS. Flaviana, alerta que com ela, os governos não serão obrigados a cumprir a aplicação do valor mínimo a ser gasto na saúde pública. “Se hoje o SUS já sofre com subfinanciamento, com a desvinculação seria mais difícil atender à população”, complementa.   

Ações conjuntas

Diante das medidas que afetam profundamente o serviço público, as entidades representativas da esfera federal, estadual e municipal vão realizar em março, ações conjuntas que abordarão inclusive, o desemprego e a violência contra a mulher. Por isso, as atividades acontecerão nos dias 8, 9 e 18 de março.

Nos dias 8 e 9 serão realizados atos cujo objetivo é alertar para o aumento da violência contra a mulher e para a necessidade de mais políticas públicas que possam promover mais qualidade de vida para as brasileiras. Já para o dia 18, estão previstas ações e paralisações que vão marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos Sociais e do Serviço Público.

 

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud