SINDSAÚDE BUSCA APOIO DO LEGISLATIVO GOIANO

Na tarde desta quinta-feira (23), o SINDSAÚDE representando pelo Diretor de Comunicação Leocides Souza e uma Comissão de Trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram reunidos com o vereador Emilson Pereira (atualmente sem partido político) para buscar apoio do parlamentar, no sentido de tentar reverter as situações adversas dos profissionais de saúde da Atenção Básica.

Entre as reivindicações, estão o corte da gratificação da Estratégia de Saúde da Família, que foi feita de forma arbitrária pela gestão.  A gratificação que é concebida para que esses profissionais da Estratégia exercem  uma jornada superior aos demais trabalhadores da saúde, lotados em outras unidades, como por exemplo os CAIS.

Outra questão tratada na reunião, é relacionada especificamente aos Agentes Comunitários de Saúde, ACS, que recentemente, passaram a ter como obrigação o registro de ponto quatro vezes ao dia. Essa exigência da Secretaria Municipal de Saúde, SMS, têm trazido muitos transtornos para estes trabalhadores, pois muitos deles moram longe de suas unidades de saúde e esses trajetos chegam a ultrapassar (em alguns casos) doze quilômetros por dia, só nos deslocamentos, sem levar em conta o que eles andam para visitarem suas famílias. Alguns trabalhadores já encontram-se afastados por problemas de saúde devido à esse excesso de caminhada.

O parlamentar acolheu com as solicitações do grupo e se comprometeu em tentar intermediar uma reunião com o Prefeito de Goiânia, Íris Rezende Machado (MDB), para sensibiliza-lo dessas demandas.

O parlamentar afirmou que o diálogo é o melhor caminho no atual momento político pelo qual o país está passando, porém, não descartou ficar do lado dos trabalhadores, caso às negociações não avancem e venham assim, culminar em um movimento de rua, como exemplo ou desdobramento de uma possível greve.

SINDSAÚDE

Organizar, Resistir e Avançar.