Sindsaúde cobra compromisso da Câmara Municipal de Goiânia com a Saúde

*Publicada dia 04.04.2019 às 18h15

Na manhã desta quinta-feira (4), a secretária geral do Sindsaúde, Luzinéia Vieira, usou a tribuna da Câmara Municipal de Goiânia para cobrar dos parlamentares maior compromisso com a Saúde da capital. Ela chamou atenção dos vereadores a respeito das condições precárias de trabalho dos servidores e a necessidade do cumprimento integral do plano de carreira.

“A nossa fala vem com o intuito de sensibilizá-los para o que vem acontecendo na saúde no município de Goiânia. Gostaria de saber se os senhores e senhoras já entraram em alguma unidade de saúde da capital para ser atendido? Já visitaram o Cais do Novo Mundo ou Cais Amendoeira? Já tiveram a oportunidade de serem atendidos por algum trabalhador da saúde? Conhecem as condições de trabalho deles? Os servidores estão sendo submetidos a condições sub-humanas”, enfatizou Luzinéia.

Ela destacou também que o Sindicato vem recebendo várias denúncias de profissionais que estão adoecendo após a implantação da Portaria 010/2019 pela atual secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué.

Segundo a prefeitura, o objetivo da Portaria é regulamentar a jornada de trabalho e frequência de todos os servidores em exercício da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No entanto, a medida altera as escalas de trabalho desestruturando os serviços, implicando, inclusive, na redução dos horários e dias de atendimento para os usuários da rede municipal de saúde.

“A Portaria trouxe adoecimento dos profissionais, porque ela foi instalada sem diálogo, sem ouvir as categorias. Nós estamos há muito tempo tentando uma conversa com o prefeito, já estivemos no Paço Municipal várias vezes e não fomos recebidos. Estamos tentando dialogar com a SMS e também não estamos sendo atendidos. Só é possível fazer uma saúde de qualidade com o diálogo”, afirmou a secretária geral do Sindsaúde, Luzinéia.

Assembleia

O discurso da secretária geral do Sindsaúde, Luzinéia Vieira, na tribuna da Câmara Municipal de Goiânia ocorreu após uma assembleia da saúde também no mesmo local. Na oportunidade, além dos efeitos da Portaria 010/2019, também foram debatidos o cumprimento integral do plano de carreira e a adesão de outras profissionais no programa.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Ricardo Manzi, é urgente que todos os servidores recebam as progressões atualizadas. “Alguns já conseguiram ter seu nome publicado no Diário Oficial e receberão no mês de abril, mas ainda existem em torno de dois mil trabalhadores que segundo prefeitura estão com algumas pendências no processo. Nós estamos apurando essas informações, mas queremos a celeridade da publicação da nova lista garantindo a progressão para todos”, explicou.

A inclusão de outros profissionais no plano de carreira da SMS do mesmo modo foi debatida na assembleia. Conforme Ricardo Manzi será instalado uma comissão para negociar o processo de construção desses servidores no plano de carreira.

Encaminhamento

Ficou acordado com os servidores que haverá uma nova assembleia no próximo dia 17 de abril, às 8h30, também na Câmara Municipal para avaliar o andamento das negociações sobre o novo decreto referente às progressões. Outra assembleia será realizada exclusivamente com os Agentes de Saúde e de Combate às Endemias de Goiânia no próximo dia 24 para discutir a inclusão da categoria no plano de carreira da SMS.