Sindsaúde compõe grupo que estuda viabilidade do Hospital do Servidor

*Publicada em 30.08.2019 às 10h45

O grupo de trabalho do Conselho Deliberativo do Ipasgo (CDI) vai elaborar um relatório sobre a viabilidade da gestão do Hospital do Servidor pelo Ipasgo. O Sindsaúde e o Sindjestor representam os interesses dos servidores públicos no CDI e vão compor a força-tarefa.

Parte da gestão do órgão teme que, por questões financeiras, o Instituto não consiga administrar o hospital. Apesar de já ter sido inaugurada, a unidade hospitalar projetada para atender servidores segurados do Ipasgo não foi concluída e oferece apenas atendimento ambulatorial. O valor da obra já ultrapassou a marca de R$ 84 milhões.

Em maio deste ano, o Sindsaúde e demais entidades que compõem o Fórum Goiano realizaram uma visita à unidade e constataram que apenas 20% do hospital estava em funcionamento.

Na ocasião, o Fórum assinou um termo para ser entregue ao presidente do Instituto, Silvio Fernandes, ao Ministério Público de Goiás e ao Tribunal de Contas de Goiás solicitando esclarecimentos do contrato e a conclusão das obras.

Desde que assumiu a gestão, Sílvio Fernandes alega que há déficit proveniente inclusive da falta de repasse do Estado e que a falta de recursos reflete no funcionamento adequado do hospital. A falta de dinheiro, segundo o presidente, foi o que motivou, em junho, o aumento de 21% na contribuição dos servidores.

A compra da unidade inclusive, já foi cogitada pelo Estado. De acordo com manifestações do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, o Governo de Goiás teria interesse em adquirir o Hospital do Servidor para instalar uma nova unidade do Hospital Materno Infantil.