Sindsaúde intensifica ações para restabelecer e ampliar direitos dos servidores da SES

Diretores do Sindsaúde se reuniram na última quarta-feira (10) com o deputado estadual Helio de Sousa (PSDB) em busca de apoio para recompor as perdas salariais dos servidor@s lotados na Secretaria de Estado da Saúde (SES). Esta é mais uma ação do Sindicato que visa, não só restabelecimento dos direitosnegados nos últimos anos, mas também ampliá-los.

A situação dos servidor@s da saúde é dramática em relação a outras categorias e precisa de uma solução” justificou o diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem. O objetivo  do Sindicato é reparar o prejuízo dos servidor@s acumulado nos últimos anos que chega a quase 54%.

Durante o encontro que ocorreu no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa de Goiás e diante da exposição feita pela presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, o deputado Helio de Sousa demonstrou preocupação com a folha, mas reconheceu que a valorização do funcionalismo da saúde tem deixado a desejar.

Ele ainda acrescentou que, de forma geral “desde a Constituição de 88, os servidores da Saúde e da Educação são os que têm o menor salário”. Diante disso, o deputado se comprometeu em articular para tentar reverter o prejuízo da categoria.

Já Flaviana considerou positiva a reunião. “Acreditamos que a implementação dessa proposta depende mais do fator político do que de recursos financeiros. Por isso, estamos articulando com o Legislativo e entendemos que o deputado Helio de Sousa – por ser da base do governador – poderá contribuir nesse processo, como ele mesmo se dispôs”, salientou Flaviana.

Articulação

Após reuniões com o vice-governador, José Eliton, o secretário de Planejamento, Joaquim Mesquita, e o superintende Gestão e Finanças da SES, Lucas Silva, o Sindsaúde produziu uma proposta de negociação e encaminhou ao governo. Por iniciativa do Sindicato, um grupo criado na Mesa Negociação Permanente já produziu o impacto financeiro dessa proposta e um comparativo que evidencia as perdas da Saúde em relação a outras categorias.

Entre as reivindicações do Sindicato, está a revisão do adicional de insalubridade e da gratificação de produtividade, reversão do corte de ponto, pagamento da data-base, ampliação do vale-alimentação e o realinhamento do Plano de Carreiras.