Sindsaúde lança campanha em defesa do servidor da saúde e do SUS  

 Sindsaúde lança campanha em defesa do servidor da saúde e do SUS  

*Publicada em 14.05.2020 às 17h43

A campanha em defesa do trabalhador da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma iniciativa do Sindsaúde-GO em parceria com outras entidades representativas dos servidores e será lançada no próximo dia 20, com um ato às 8h30, na Praça Cívica.

Ao longo da campanha haverá diversas ações, cujo o propósito é destacar a importância dos trabalhadores estaduais e municipais da saúde e chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a necessidade de se garantir a valorização dos mesmos inclusive com reposição das perdas salariais acumuladas até o momento.

A pandemia do coronavírus deixou ainda mais evidente a importância do trabalhador da saúde, a necessidade de mais investimentos para o SUS e expôs a realidade precária em que a categoria trabalha: falta de EPI’s, jornadas exaustivas e salários baixos. Trabalhadores estão morrendo por falta de proteção adequada nos locais de trabalho”, explica o novo presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

Ainda de acordo com Ricardo Manzi, o número de trabalhadores adoecidos por conta das precárias condições de trabalho e péssimas relações trabalhistas tem sido alto. “Foi por esse motivo que decidimos lançar nesse momento essa campanha. É preciso devolver a valorização e a dignidade ao servidor público da saúde”, justificou Ricardo Manzi.

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por exemplo, vem sofrendo com a defasagem salarial.  O Estado de Goiás já colecionou um total de nove datas-bases que não foram pagas. O percentual da perda já chega a 68,25%, isto é, quase 70% do salário. Além do pagamento dessa reposição salarial, a campanha vai reivindicar também o restabelecimento dos percentuais do adicional de insalubridade, pagamento da progressão, aumento do adicional de produtividade entre outros direitos.

Portal

Também será lançado portal “Eu defendo a Saúde” em que serão disponibilizadas informações sobre a defasagem salarial da categoria, direitos a serem restituídos e um modo interativo para que o trabalhador possa cobrar diretamente das autoridades e parlamentares o compromisso com a categoria.  

Nova assembleia

Haverá, no próximo dia 18, assembleia virtual conjunta para que os trabalhadores acertem os últimos detalhes do ato e da campanha de valorização profissional.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud