Sindsaúde marca presença em conferência internacional sobre serviço público

*Publicada em 28.06.2019 às 18h30

A 12ª edição da Conferência Regional Interamericana da Internacional de Serviço Público (IAMRECON) foi realizada na Argentina entre os dias 24 e 28 de junho reuniu 435 participantes de vários países da América. O evento foi realizado na capital, Buenos Aires.

A secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e Secretaria de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso Cunha, participou do evento.

O encontro que reuniu líderes sindicais do continente americano levantou questões sobre as políticas que têm prejudicado a atuação dos movimentos sindicais e que constituem ameaças à prestação de serviço público de qualidade, aos direitos humanos e até mesmo, a democracia.

Uma das propostas da 12ª Conferência Regional Interamericana é levar o movimento sindical a compreender a importância de buscar alianças estratégicas com outros setores da sociedade para avançar em defesa do trabalhador e deter a investida do poder econômico para implementar reformas regressivas.

Fátima Veloso destaca que a Conferência foi uma grande oportunidade para discutir as questões ligadas a relações de trabalho, direitos fundamentais, políticas públicas, política econômica e de desenvolvimento. “Objetivo é refletir e buscar estratégias para atender as necessidades do servidor público construindo um cenário pautado pela valorização profissional e condições de trabalho adequadas”, salienta.

A ISP

A Internacional de Serviços Públicos é uma federação sindical mundial que representa 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços públicos essenciais em 163 países. A ISP defende os direitos humanos, promove a justiça social e o acesso universal aos serviços públicos de qualidade. A ISP trabalha com o sistema das Nações Unidas e em colaboração com entidades da sociedade civil, sindicatos e outras organizações.

*Com informações da Internacional de Serviços Públicos/Imagem: ISP