Sindsaúde pede providência à Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO)

 Sindsaúde pede providência à Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO)

Publicado em 6 de julho de 2020, às 17h

No último dia 1 de julho o Sindsaúde e os trabalhador@s da rede pública de saúde do município de Anápolis realizaram uma carreata pacifica, respeitando todas as regras de distanciamento social, com uso de máscaras e álcool gel 70% e cada manifestante em seu próprio veículo.

Com objetivo de reivindicar o pagamento da reposição salarial (data base) e cumprimento do plano de carreira, bem como, as condições de trabalho e assistência adequadas aos profissionais de saúde neste momento de pandemia onde se instala o caos sanitário sem precedentes na história da humanidade. A carreata partiu do Hotel Intercity até a Prefeitura Municipal percorrendo toda a Avenida Brasil Sul. Quando a carreata já se aproximava do destino final, foi cercada por 10 viaturas da polícia militar. Inicialmente alegaram estar realizando uma abordagem de trânsito. Com a interrupção da carreata se iniciaram algumas tentativas que causaram constrangimento aos trabalhador@s da saúde e profissionais de comunicação que faziam a cobertura da manifestação. Foram exigidos que os manifestantes, profissionais da saúde, jogassem fora os cartazes e bandeiras e um dos policiais chegou ameaçar e proibir o cinegrafista de fazer o seu trabalho (“Se você me filmar vou grampear, vou levar para delegacia e você vai perder o seu celular”). 

Ao interceptar e bloquear a carreata a PM de Anápolis alegou que a mobilização era ilegal. O Sindsaúde reitera que no dia 1 de julho de 2020 o Decreto 44.826 vigente, não proíbe carreatas ou aglomeração de carros em passeata, portanto o ato era legal, pacifico e um direito garantido a estes profissionais que estão na linha de frente salvando vidas neste momento dramático de contaminação por um novo vírus altamente contagioso e que não tem vacina.

Diante dos fatos e da tentativa deliberada de violação dos direitos dos trabalhador@s da saúde, que foram constrangidos e cerceados de manifestar em ato pacifico seus fireitos sonegados e suas convicções políticas, o Sindsaúde manifesta veemente repúdio e encaminhou na manhã de hoje (6), por meio de seu representante legal, ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO) solicitando as providências cabíveis para o incidente ocorrido.

Sindsaúde-GO.

Sempre Juntos: A Saúde Luta e Resiste       

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud