Sindsaúde se reúne com os trabalhadores (as) da saúde de Goianésia

Publicado em 30 de julho de 2020, às 11h03

A reunião virtual do Sindsaúde com os trabalhador@s de Goianésia contou com a participação encorpada dos profissionais da saúde deste município.

Com objetivo de tratar e analisar a conjuntura nacional da Lei Complementar 173/2020, do Governo Federal, o cenário que se apresenta e compõe de forma permanente o ataque ao Sistema Único de Saúde (SUS) que se iniciou através da Emenda Constitucional 95, conhecida como a PEC da Morte do SUS que trouxe a desvinculação orçamentária (congelamento os gastos com SUS por 20 anos). E foram discutidos também dentro desse bojo, a situação dos trabalhador@s da saúde do município de Goianésia.

“O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apesentou para o Sindsaúde um estudo localizado mostrando que o município de Goianésia tem hoje condição de aumentar a despesa com o pessoal em até 20% sem ferir o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e esses dados são muito importantes, porque o Sindsaúde junto com trabalhador@s da saúde tem uma série de negociações que já estávamos tratando anteriormente junto à Prefeitura e que não progrediram na discussão,” explica o Presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

O Presidente do Sindsaúde se refere a aplicação das progressões horizontais e verticais do plano de cargos carreiras e salários (PCCS), a questão referente a insalubridade de 40% (demanda necessária para os trabalhador@s no enfrentamento à pandemia da Covid-19). O Sindsaúde compreende que esta gratificação de insalubridade de 40% ela deve ser para todos (as) trabalhador@s independente da unidade de saúde e da atividade laboral que estiverem executando. Todos os trabalhador@s da saúde são importantes no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Questões relativas às condições de trabalho especialmente referentes aos equipamentos de proteção individuais e coletivos (EPI e EPC) adequados para as atividades laborais, sobre a testagem ampliada dos profissionais, trabalhador@s da saúde, como resposta adequada à este período de emergência da pandemia. Questões referente a jornada de trabalho, que precisam ser rediscutidas devido à sobrecarga de trabalho apresentadas e demais demandas apresentadas pelos trabalhador@s do município.

Os encaminhamentos finais ficou acordado entre os trabalhador@s e o Sindsaúde que será elaborado e encaminhado o requerimento à Prefeitura do município a constituição de uma comissão que irá avaliar questões como a aplicação do PCCS, mas também elaborar uma proposta para um Projeto de Lei que estenda e garanta o direito da gratificação (insalubridade) de 40% a todos os trabalhador@s da saúde de Goianésia.

Sindsaúde-GO

Sempre Juntos: A Saúde Luta e Resiste