ACE e ACS de Anápolis reivindicam melhores condições de trabalho e marcam manifestação para o dia 29

 ACE e ACS de Anápolis reivindicam melhores condições de trabalho e marcam manifestação para o dia 29

O Sindsaúde realizou na quarta-feira (08) uma grande assembleia com os agentes comunitários de saúde e de endemias de Anápolis. O que motivou a realização dessa assembleia foram as diversas denúncias relacionadas ao registro de ponto.

O ato contou com a presença de cerca de 150 agentes. Com o objetivo de pressionar a prefeitura a receber o Sindsaúde e os trabalhadores, uma manifestação foi marcada para o dia 29, às 14 horas, na praça Dom Emanuel.

Desde o final de agosto, a gestão municipal suspendeu a flexibilização para que os ACS e ACE bater o ponto. Anteriormente era necessário apenas que esses profissionais registrassem o ponto no início e no final do expediente de trabalho.

Segundo os trabalhadores, a prefeitura determinou que agora seja registrado a saída e o retorno do intervalo do almoço. Devido ao trabalho externo, os agentes têm enfrentado sérias dificuldades e aumento de gastos se dirigindo quatro vezes ao dia às unidades de saúde para registrar o ponto.

Conforme as informações recebidas pelos agentes, a prefeitura disse que um aplicativo de monitoramento de ponto será implantado. Contudo, o Sindsaúde compreende  que não existe necessidade desses trabalhadores registrarem o ponto quatro vezes ao dia, pois diversos agentes atuam em regiões com acesso precário de transporte público e distante da unidade onde o ponto está instalado.

Além do registro do ponto, os trabalhadores reivindicaram também novos uniformes, pois conforme os mesmos, não receberam novos desde a gestão anterior,  o que os tem levados a trabalhar com eles surrados e muitas das vezes rasgados.

Outro fator que vêm causando transtornos aos agentes é a entrega de atestados médicos na Gerência de Recursos Humanos do Município. Segundo os trabalhadores, apenas os ACE são obrigados a entregarem a justificativa da ausência presencialmente. Outros servidores podem enviar por e-mail.

O Sindsaúde vai oficializar as denúncias e reivindicações apresentadas durante a assembleia e apresentá-las à prefeitura. Uma comissão com três ACS e ACE será criada para participar das negociações junto a gestão.

Após a assembleia, o Sindicato procurou o secretário de Saúde, Júlio César Spíndola para tentar marcar uma reunião, porém o gestor não se encontrava na secretaria.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud