Aprovado em 1ª votação o plano de carreira dos ACS e ACE de Goiânia

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Goiânia conquistaram uma vitória importante! A Câmara Municipal de Goiânia aprovou hoje, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 05/2022 que cria o Plano Carreira, Cargos e Vencimentos para as duas categorias. O texto ainda precisa ser aprovado em segundo turno pelo plenário.

A matéria também foi aprovada pela Comissão do Trabalho e Servidores Públicos da Câmara e deve retornar ao plenário nesta quinta-feira (28). Até o momento, ACS e ACS eram as únicas categorias da Saúde que ainda não tinham um plano de carreira.

Se aprovado, os agentes passarão ter direito a progressão de carreira a cada 3 anos com reajuste salarial de 3%. As duas categorias fará jus ao adicional de produtividade de campo, no valor de R$ 300; vale-alimentação no percentual de 30% sobre a referência A; e adicional de insalubridade.

A luta do Sindsaúde pela valorização profissional dos agentes é antiga e exigiu muito empenho do Sindicato e comprometimento da categoria. A nossa proposta inicial era pela inclusão no plano de carreira dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, mas não foi possível. Acreditamos que a aprovação desse plano é o primeiro passo para concretizar essa valorização dos agentes“, reforça o diretor do Sindsaúde, Wiliam Matheus.