ESTADO: servidores da saúde já podem requerer retroativo do adicional noturno via judicial

 ESTADO: servidores da saúde já podem requerer retroativo do adicional noturno via judicial

*Publicada em 10.01.2020 às 17h45

Diante da ação judicial movida pelo Sindsaúde em que o Sindicato reivindicou o pagamento do adicional noturno ao servidor da Secretária de Estado da Saúde (SES), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Estado de Goiás deve garantir esse direito nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até que seja regulamentado por lei estadual.

Portanto, o Sindsaúde informa que está ingressando com ações individuais para requerer o retroativo do adicional noturno. Os interessados devem agendar atendimento jurídico por meio do número (62) 3231-0303 ou 3995-6910.   

O adicional noturno está previsto na Constituição Federal e especificado na CLT como uma gratificação no valor de 20% sob o vencimento assegurada ao trabalhador que exerce atividade no período entre 22h às 5h. 

A partir da ação do Sindicato e do entendimento do STF, o governo de Goiás incluiu o direito ao adicional no novo Estatuto do Servidor. No entanto, o Estatuto assim como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovados no fim do mês passado encontram-se suspensos por força de liminar.     

Para a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, o posicionamento do STF “corrige uma grande injustiça”. Ela destaca que “a atuação nas unidades de saúde no período noturno é esgotante, já que esse horário costuma ser destinado ao repouso e a permanência nessa condição em longo prazo pode acarretar prejuízos sérios à saúde”. 

Confira o vídeo:

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud