Goiânia aderiu ao curso técnico de capacitação dos ACE e ACS

O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde Goiânia, André Luiz, assegurou ao Sindsaúde, nesta sexta-feira (28), que o Município já aderiu ao curso técnico de capacitação dos Agentes de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) do Ministério da Saúde (MS).

Para que ACS e ACE possam se inscrever na capacitação, é necessário que a prefeitura manifeste interesse. Por isso, o Sindicato vinha pressionando pela adesão uma vez que o prazo se encerra no próximo dia 4 de junho.

No entanto, Goiânia ainda não constava na relação divulgada pelo Ministério da Saúde. Questionado, Luiz reiterou que a capital já fez a opção pela qualificação e que Goiânia deve constar na próxima relação do MS.

Dos 246 municípios goianos, apenas 53 ainda não manifestaram interesse na capacitação para ACS e ACE. Para saber se a prefeitura da sua cidade participará da qualificação, acesse aqui. Caso ainda não conste na lista, entre em contato com o Sindsaúde pelo telefone (62) 3995-6900.

Com o atraso na publicação do edital de adesão dos municípios, a expectativa é que as inscrições para os agentes aconteçam entre os meses de junho e julho. Assim que for divulgado a data, o Sindsaúde vai divulgar nas redes sociais.

Curso Técnico de Capacitação

O Governo Federal lançou o Curso de Capacitação Técnica para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) de todo país. A capacitação que já obteve a certificação liberada pelo Ministério da Educação pretende abranger cerca de 380 mil agentes com duração de 10 meses e carga horária de 1.200h.

O curso é considerado um dos maiores programas de saúde pública dos últimos 20 anos e possui grande contribuição para o aperfeiçoamento profissional dos agentes. As aulas serão ministradas em ambiente virtual evitando assim o contagio pelo novo Coronavírus.