Profissionais da saúde de Aparecida de Goiânia fazem protesto nesta quinta-feira (13)

Os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia vão realizar nesta quinta-feira (13) uma carreata para cobrar direitos trabalhistas que não estão sendo cumpridos pela gestão. A concentração será às 9h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

Sem avanços significativos nas negociações para o pagamento da reposição salarial (data-base), por exemplo, os servidores deliberaram na última sexta-feira (7), pela manifestação quando, mais uma vez, os trabalhadores tentaram se reunir com o prefeito Gustavo Mendanha (MDB).

Os trabalhadores reivindicam o pagamento da data-base de 2020 (2,76%), data-base de 2021, progressão de carreira (2%), piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE), cumprimento da proporcionalidade salarial entre níveis, prevista no Artigo 7º da Lei 085/14, instituição do plano de carreira para motorista de ambulância e servidores administrativos, concurso público e melhores condições de trabalho.

O Sindsaúde vem tentando dialogar com o prefeito para corrigir perdas acumuladas que chegam a 71,43% do salário dos servidores. O Sindicato já se reuniu inclusive com os secretários de Finanças e de Saúde, mas as negociações não têm avançado de maneira satisfatória.

Vivemos um momento tão peculiar e que deixou ainda mais evidente a necessidade de valorização dos profissionais de saúde. Portanto, além do cumprimento dos direitos desses trabalhadores, que são legítimos, também é necessário a realização de concurso público visto que o déficit de profissionais impacta diretamente nas condições de trabalho dos servidores atuais.”, ressaltou o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi.