Secretário da saúde de Goianésia trata com descaso pautas dos trabalhadores

Foto: Opopular

O Sindsaúde se reuniu com os trabalhadores da saúde de Goianésia na terça-feira (27) para dar continuidade à discussão das pautas de reivindicação levantadas pela categoria. O pagamento da data-base, adicional de insalubridade e condições de trabalho foram algumas delas.

A reunião também contou com a participação do secretário municipal de saúde, Rafael Mendonça que surpreendeu ao demonstrar descaso pelas demandas do funcionalismo. Além disso, o secretário se esquivou de questionamentos importantes para entender a real situação dos trabalhadores no município. Outros membros da gestão também participaram da reunião.

Para o diretor de Organização Política e de Base do Sindsaúde-GO, Erivânio Herculano, o secretário de Saúde se comportou de maneira indelicada ao tentar deslegitimar a mobilização dos servidores por seus direitos. Tal postura não condiz com a envergadura do cargo que ocupa.

Insalubridade

Portanto, boa parte das informações foram repassadas pelos demais membros da Administração municipal. Sobre o adicional de insalubridade, foi informado que após a finalização do período de execução da Lei 3785/20 que estabelecia 40% de insalubridade para todos os servidores da Saúde, a atual administração pública da cidade retornou a empregar o critério do Estatuto do Servidor que determina apenas 20% como o percentual máximo.

O Município informou que já foi solicitado um laudo ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), porém o Sindsaúde foi informado que a Secretaria distribuiu aos servidores uma espécie de questionário com a justificativa de atualização de dados. Contudo, as informações obtidas serão usadas como critério de avaliação para o recebimento da insalubridade.

O Sindicato orienta aos filiados que não assinem documentos, sem antes procurar orientação do departamento jurídico do Sindsaúde. Pois só dessa forma é possível evitar que os servidores sejam lesados em processos realizados dentro das secretarias municipais e estaduais.

Outras demandas

Entre as principais pautas discutidas, o Sindsaúde questionou sobre o pagamento da data-base de 2021 que está atrasada desde janeiro desse ano. De acordo com Mendonça, a prefeitura ainda não realizou um estudo sobre o impacto financeiro que o pagamento da reposição salarial causará no Município.

O Sindicato também solicitou um revisão no critério de remuneração da gratificação de produtividade, pois atualmente o benefício não é isonômico e falta método de proporcionalidade.

Na reunião também foi pontuado pelo Sindsaúde a necessidade urgente de construir uma Mesa de Negociação Permanente e elaborar plano de cargos e salários para os trabalhadores da Saúde de Goianésia.

Com o intuito de construir um diálogo efetivo sobre o atraso da data-base de 2021, insalubridade e a construção de uma gratificação de incentivo diante do processo de calamidade pública, o Sindicato vai solicitar à prefeitura o detalhamento da folha de pagamento.