Sindsaúde marca presença em lançamento de curso técnico para ACS e ACE em Brasília

Foi lançado em Brasília na tarde de ontem (8), o curso de capacitação técnica para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) de todo país. Uma série de atividades voltadas aos agentes estão sendo realizadas desde o dia 7.

Na ocasião, o Sindsaúde-GO que é membro da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce) esteve representado pela diretora de Políticas Sociais da Fenasce, Jeane Ribeiro. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.

Acompanhada do presidente do Fenasce, Luis Cláudio, Jeane lembrou que os ACS e ACE tem sido fundamentais no processo de prevenção à doenças e promoção de saúde e que “o curso trará mais valorização às duas categorias e maior qualificação na prestação dos serviços à população”.

A capacitação vai abranger cerca de 385 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. De acordo com o Governo Federal, o objetivo é reforçar a atenção básica nos municípios. O programa prevê investimentos de R$ 280 milhões no treinamento, além dos R$ 4,8 bilhões repassados anualmente para o pagamento dos salários dos profissionais.

Segundo o Ministério da Saúde, o curso terá duração de 35 semanas e inclui a capacitação em procedimentos como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.

Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra crianças, mulheres e idosos, sinais de automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros.

A coleta de dados obedecerá a sequência dos ciclos de vida, que contemplam o acompanhamento de indicadores desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e idosos.
Atividades

Desde o dia 7 vem sendo realizadas várias atividades em Brasília de interesse dos agentes. Houve reuniões com membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para tratar da imunização e com representantes do Ministério da Saúde. A precariedade dos vínculos, déficit de profissionais e inserção dos ACE na Saúde Primária também foram abordados.

Live

Na próxima terça-feira (15), às 16h30, o Sindsaúde irá promover uma live no Facebook do Sindsaúde com a participação do presidente da Fenasce para repassar mais detalhes e esclarecemos sobre como funcionará a capacitação a todos os agentes.

Veja aqui as diretrizes do curso para o ACS
Veja aqui as diretrizes do curso para o ACE

*Com informações da Agência Brasil