Sindsaúde marca presença em lançamento de curso técnico para ACS e ACE em Brasília

 Sindsaúde marca presença em lançamento de curso técnico para ACS e ACE em Brasília

Foi lançado em Brasília na tarde de ontem (8), o curso de capacitação técnica para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) de todo país. Uma série de atividades voltadas aos agentes estão sendo realizadas desde o dia 7.

Na ocasião, o Sindsaúde-GO que é membro da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce) esteve representado pela diretora de Políticas Sociais da Fenasce, Jeane Ribeiro. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.

Acompanhada do presidente do Fenasce, Luis Cláudio, Jeane lembrou que os ACS e ACE tem sido fundamentais no processo de prevenção à doenças e promoção de saúde e que “o curso trará mais valorização às duas categorias e maior qualificação na prestação dos serviços à população”.

A capacitação vai abranger cerca de 385 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. De acordo com o Governo Federal, o objetivo é reforçar a atenção básica nos municípios. O programa prevê investimentos de R$ 280 milhões no treinamento, além dos R$ 4,8 bilhões repassados anualmente para o pagamento dos salários dos profissionais.

Segundo o Ministério da Saúde, o curso terá duração de 35 semanas e inclui a capacitação em procedimentos como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.

Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra crianças, mulheres e idosos, sinais de automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros.

A coleta de dados obedecerá a sequência dos ciclos de vida, que contemplam o acompanhamento de indicadores desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e idosos.
Atividades

Desde o dia 7 vem sendo realizadas várias atividades em Brasília de interesse dos agentes. Houve reuniões com membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para tratar da imunização e com representantes do Ministério da Saúde. A precariedade dos vínculos, déficit de profissionais e inserção dos ACE na Saúde Primária também foram abordados.

Live

Na próxima terça-feira (15), às 16h30, o Sindsaúde irá promover uma live no Facebook do Sindsaúde com a participação do presidente da Fenasce para repassar mais detalhes e esclarecemos sobre como funcionará a capacitação a todos os agentes.

Veja aqui as diretrizes do curso para o ACS
Veja aqui as diretrizes do curso para o ACE

*Com informações da Agência Brasil

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud