Sindsaúde quer pautar no COE, vacinação imediata dos trabalhadores da Vigilância Sanitária

O Sindicato vai levar a questão ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-Ncov), por meio do Conselho Municipal de Saúde para garantir a vacinação desses trabalhadores. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (17) com o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro, e com o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS), André Luiz.

A orientação dos gestores é que o tema seja pautado na reunião COE, uma vez que – segundo eles – a vacinação dos trabalhadores do Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental de Goiânia só poderia ocorrer após aprovação do Centro de Operações.

Na ocasião, Ricardo Manzi argumentou que esses trabalhadores, responsáveis por atuar inclusive, na fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança de enfrentamento à pandemia, precisam ser vacinados imediatamente como forma de garantir sua segurança. Manzi destacou ainda que o Ministério da Saúde (MS) já reconheceu que todos os trabalhadores de Vigilância em Saúde são prioritários e que o serviço é essencial.

Já em relação ao revezamento da escala de trabalho, a orientação do Paço é que os trabalhadores crie dois grupos e revezem a cada 14 dias. Quanto à reivindicação de EPis, a Superintendência disse que até o momento da solicitação do Sindsaúde, não havia recebido queixas.

Agentes readaptados
O Sindicato também tratou da pauta dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemia (ACE) readaptados por motivo de saúde. Foi sugerido à gestão, a criação de uma comissão com a participação do secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira, para que seja acordada uma forma desses trabalhadores terem a gratificação de produtividade e o vale-alimentação restabelecido.

Reunião
Para detalhar as negociações, o Sindsaúde vai se reunir com os trabalhadores Vigilância Sanitária no que ocorrerá na sexta-feira (19), às 9h. O Sindicato também vai se reunir com os ACS e ACE readaptados na sexta-feira.

Fortaleça a sua categoria e aproveite as vantagens que o sindicato oferece.
Filie-se ao Sindsaúde-GO!

Fecebook: SindsaudeGO