VITÓRIA! Sindsaúde conquista aprovação do Piso dos ACS e ACE em Anápolis

Aprovado nesta quarta-feira (31), em sessão extraordinária, a regulamentação do pagamento do novo piso salarial para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) do município de Anápolis. Os agentes lotaram a galeria da Câmara Municipal para acompanhar a votação.

Finalmente conseguimos pautar a nossa reivindicação no Legislativo e o resultado foi satisfatório. Agradecemos a todos os envolvidos do Executivo e Legislativo que compreenderam a urgência do nosso pedido”, ressalta a diretora do Sindsaúde-GO, Sílvia Regina.

A diretora lembra ainda que a mobilização da categoria foi imprescindível para o sucesso dessa luta. “Desde do início dessa jornada lá em Brasília, os Agentes de Saúde e de Endemias mostraram sua força e que a luta vale a pena”, complementa.

A partir da sanção da matéria, os servidores passaram a ter piso de dois salários mínimos, que em valores atuais representa R$ 2.424,00. Conforme, o artigo 4º do projeto aprovado, os efeitos da lei entram em vigor na data de sua publicação, “com efeitos financeiros retroativos a 5 de maio de 2022, data da promulgação da Emenda Constitucional nº 120”.

A diretora do Sindsaúde e da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (Fenasce), Elaine Silva, lembra que há uma parceria forte entre o Sindicato a Federação para assegurar o cumprimento do piso em todos os municípios. “Juntos somos mais fortes“, frisa a diretora.

Além das diretoras Sílvia Regina e Elaine Silva, também acompanhou a votação do Plenário Teotônio Vilela, a diretora de Assuntos Jurídicos do Sindsaúde, Sirley Braga.