Inscrições para curso técnico dos agentes estão previstas para fim de maio

 Inscrições para curso técnico dos agentes estão previstas para fim de maio

A informação foi confirmada na segunda-feira (26) durante reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em Brasília da qual também participaram diretores do Sindsaúde-GO.

Dirigentes do Sindicato estão em Brasília nesta semana para tratar de pautas de interesse da categoria. Além da capacitação, o Sindicato fará uma mobilização na Câmara dos Deputados para cobrar o reajuste do piso salarial.

Leia mais: Sindsaúde marca presença em lançamento de curso técnico para ACS e ACE em Brasília

O diretor de Formação Política e Sindical do Sindsaúde, Willian Matheus, destaca que a “entidade tem se empenhado para que as reivindicações dos agentes sejam atendidas“, sobretudo aquelas que trazem maior reconhecimento para a categoria. “Acreditamos que essa capacitação, por exemplo, elevará a valorização dos ACS e ACE e o atendimento à população a um novo patamar”.

Curso técnico

Conforme as informações do secretário Executivo do Conasems, Mauro Junqueira, e da assessora técnica, as inscrições para o curso de capacitação técnica para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) de todo país estão previstas para ocorre no fim de maio e início de junho.

A capacitação que já obteve a certificação liberada pelo Ministério da Educação pretende abranger cerca de 380 mil agentes. O curso terá duração de 10 meses e carga horária de 1.200h. Também foi informado que as inscrições serão liberadas em blocos de 50 mil e além dos alunos, os municípios também podem se inscrever.

Segundo o Ministério da Saúde, o curso vai incluir a capacitação em procedimentos como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.

Curso de imunização

Na ocasião, outra pauta também foi abordada: a criação do curso rápido de imunização. Objetivo é capacitar ACS e ACE a orientar a população sobre calendários de vacinas. O lançamento está previsto para ocorrer virtualmente no dia 30, às 14h30.

O curso será realizado pela Conasems em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Johnson&Johnson e Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS). A capacitação abordará quatro eixos principais. São eles: importância do ACS e ACE no território; imunização; orientação sobre a Covid-19; e comunicação em Saúde. A carga horária total prevista é de 4 a 6h.

Outras Notícias

10 Comments

  • gostaria de saber quanto vai começar o curso de técnico de agente de saúde na Paraíba

    • Bom dia Silvana, você entrou em contato com o Sindsaude- Sindicatos dos Trabalhadores do Estado de Goiás. Nesse sentido, não sabemos informá-la quando esse curso será iniciado no estado da Paraíba. Sugerimos entrar em contanto com algum sindicato da saúde deste estado para obter essa informação.

  • Meu meu município não aderiu o curso, como que fica, pois os agentes de saúde vai ficar no prejuízo!

  • A muito tempo nossa categoria de ACS pedia esta formação de técnico em ACS. Que bom que irá iniciar. Quero muito participar sou ACS de Porto Alegre -RS bairro Ipanema.

    • Boa tarde Juliana, realmente esse curso é muito importante para os ACE e ACS. Aqui no Estado de Goiás estamos bastante entusiasmado com essa formação.

  • Bom dia, moro em Volta Redonda sou ace, onde posso verificar se a cidade aderiu esse curso técnico e quando começará?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud