Sindsaúde cobra cumprimento de direitos trabalhistas em Aparecida de Goiânia

Durante reunião da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS de Aparecida de Goiânia realizada ontem (30), o Sindsaúde voltou a reivindicar o atendimento às pautas dos trabalhadores da saúde. O Sindicato também cobrou melhor estrutura para os Agentes de Combate a Endemia (ACE) que atuam no campo.

Leia também: Lei que indeniza profissionais de saúde incapacitados pela covid-19 é sancionada

Além de outras entidades sindicais, participaram o coordenador do Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, João Paulo, e o coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira de Sousa.

Segurança

A secretária Geral do Sindsaúde, Flaviana Alves, expôs que, nesse período de pandemia, o Sindicato tem recebido dos ACE relatos de condições de precárias inclusive no momento das refeições. Flaviana solicitou que seja criado um protocolo de segurança para aqueles que estão no campo.

Outro ponto de pauta foi a necessidade de cumprimento integral e melhoria do plano de carreira. Na próxima reunião da Mesa, marcada para o dia 27, o Sindicato vai pautar a inclusão dos servidores administrativos que atuam na saúde e dos motoristas de ambulância no plano da saúde.

Na ocasião, a gestão informou ainda que a Secretaria Executiva tem um novo titular e que pautas como avaliações do plano de carreira e liberação dos processos de titularidade serão tratadas por ele.

Reivindicações

Entendendo que os posicionamentos do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, e do secretário da Fazenda, André Luis, são decisivos para as negociações, o Sindsaúde também cobrou reunião imediata com os titulares.

O Sindicato reivindica o pagamento da data-base de 2020 (2,76%) e de 2021, progressão (2%), piso salarial e isonomia da gratificação de produtividade dos ACS e ACE.