Carta de Princípios

Por Direitos Sociais e Dignidade do Trabalho no SUS

CARTA DE PRINCÍPIOS DO SINDSAÚDE/GO

APROVADA NO 8º CONSINDSAUDE

O momento histórico exige do movimento sindical e popular, posturas comprometidas que contraponha a realidade atual do mundo do trabalho, o que nos impõe a adoção de princípios claros. O SINDSAÚDE cumpre aqui o dever de posicionar-se quanto às metas e concepções de luta.

Ter pensamento nítido e opções definidas, a favor da emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras, não é garantia final de efetivo cumprimento de seus objetivos. Mas é condição primeira para o inicio da caminhada consequente. Pensando assim, o SINDSAÚDE firma uma postura filosófica consciente, comprometendo-se a:

Reafirmar os valores que fortalecem o processo de constituição da justiça social e da democracia;

1. Reconhecer a solidariedade e a unidade da classe trabalhadora como valor imprescindível para transformar a sociedade.
  • Continuar sendo um espaço permanente de fortalecimento do processo de organização contribuindo para a libertação da classe trabalhadora.
  1. Manter a transparência e independência em relação à classe empresarial, aos governos e ao Estado;
  2. Atuar na construção permanente da unidade na luta por conquistas e manutenção de direitos sendo fiel aos interesses da classe trabalhadora.
  3. Reafirmar a ética do trabalho cooperativo e fraterno nos ambientes políticos, sindicais e de trabalho.
  • Reafirmar a permanente liberdade de pensamento e de expressão.
  • Utilizar à autocrítica e a avaliação coletiva como instrumentos de aperfeiçoamento nas relações políticas, sindicais, administrativas e financeiras.

Sendo um espaço permanente de luta, o SINDSAÚDE:

1. Compromete-se pautar suas atividades pelo caminho que consagra os trabalhadores e trabalhadoras como princípio;
  2. Reconhece a contradição econômica, política e social como campo de luta;
  3. Buscar a defesa dos direitos da classe trabalhadora como método e a sua libertação como um fim.

Assim sendo, o SINDSAÚDE assume essa Carta de Princípios como matéria de contínua reflexão crítica, ajustando-se sempre às exigências da luta em defesa do SUS e dos direitos integrais dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde.

Carta Aprovada no VIII Congresso do Sindsaúde/GO