Sobre Nós

O Sindsaúde/GO nasceu da luta dos trabalhadores da Saúde Pública de Goiás

Sindicato dos Trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) nasceu da luta dos trabalhadores da Saúde. A entidade luta diariamente contra a retirada de direitos, desmandos e descasos do poder público – contra a classe trabalhadora e a própria população – para manter sempre viva a luta daqueles(as) que construíram a história do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. O Sindsaúde/GO defende acima de tudo a implementação do SUS e sua consolidação enquanto política pública de qualidade, imprescindível para toda a população brasileira.

Fundado oficialmente em 10 de setembro de 1989 em uma Assembleia Geral com 112 participantes, o Sindsaúde/GO representa as(os) trabalhadoras(es) do Sistema Único de Saúde dos 246 municípios goianos e vinculados ao Estado de Goiás. Sua forma de gestão é estatutária em regime presidencial. São realizadas eleições trienais. As deliberações ocorrem por meio de assembleias ordinárias e extraordinárias, plenárias e congressos.

O Sindsaúde/GO é filiado a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e desde sua fundação integra a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS). Ele compõe instâncias como a Diretoria Executiva da CUT Nacional e Estadual, a CNTSS, Conselhos Municipais e Estadual de Saúde, Fórum em Defesa dos Servidores, além do Fórum Goiano de Mulheres, Educação Popular e Saúde. A sede administrativa do Sindsaúde/GO está localizada na Rua 26, nº 521, Bairro Santo Antônio, em Goiânia-GO.

Nossas Lutas

O Sindsaúde/GO sempre esteve na luta com os trabalhadores, os convocando e organizando na busca pelo cumprimento de seus direitos e avanços em sua valorização. Os desafios são enormes com o avanço do capitalismo, como a apologia do individualismo, do consumismo e a precarização do trabalho que marcam o mundo do trabalho na sociedade contemporânea.

Entre nossas principais lutas estão:

1. Garantir um Sistema Único de Saúde (SUS) Constitucional 100% público;
  2. Elaboração e cumprimento de Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS);
  3. Condições dignas de trabalho no SUS e dignidade no atendimento aos usuários;
  4. Contra a mercantilização da Saúde por meio das Organizações Sociais (O.S.);
  5. Combater o assédio moral que é vivido no cotidiano do trabalho.

VIGILANTE

O Sindsaúde/GO se mantém vigilante, quando o assunto é direito do trabalhador.

ATUANTE

Somos um dos sindicatos mais atuantes na luta pela conquista e ampliação dos direitos.

PARA TODOS

Lutamos por um SUS de qualidade, para toda a população brasileira.