Sindsaúde participa de reunião na Assembleia Legislativa sobre ações contra privatização do Ipasgo

Nesta última terça-feira (28), o Sindsaúde participou da reunião realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para discutir a respeito da proposta de privatização do Instituto de Assistência do Servidor Público de Goiás (Ipasgo).

A reunião, proposta pelo deputado Mauro Rubem (PT), contou com a presença de diversas entidades sindicais com o objetivo de informar o que tem sido feito e deliberar novas ações coletivas contra a privatização.

Na oportunidade, Mauro Rubem informou que o Projeto de Lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa deve ser apresentado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril e sugeriu reunir todo o Fórum de Defesa do Servidores Públicos para alinhar estudos e contrapropostas de forma integrada defendendo a permanência do Ipasgo como uma autarquia.

Agenda – Diante disso, a deputada Bia Lima (PT) determinou uma audiência pública para sexta-feira (31), às 9h, na sala de Comissões da Alego – 2º andar, para debater o tema.

Além disso, os deputados Mauro Rubem e Antônio Gomide, e a deputada Bia de Lima, que integram a bancada do PT na Alego, já solicitaram a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Saulo Marques Mesquita, na sala das Comissões da Alego para discutir a situação do Ipasgo na próxima terça-feira, dia 4 de abril.

Para a diretora do Sindsaúde, Ivanilde Batista, o momento exige união e diálogo por parte das entidades e servidores públicos. “Defendemos a autogestão do Instituto como melhor alternativa para assegurar o atendimento digno aos servidores. Quem paga tem que administrar”, afirma Ivanilde Batista.

EntendaDe acordo com a determinação do TCE, o Ipasgo deve deixar de ser uma autarquia e mudar sua natureza jurídica para pessoa jurídica de direito privado a fim de que a receita arrecada não seja vinculada ao tesouro do Estado.

Na última sexta-feira (24), o presidente do Ipasgo, Vinícius Luz, apresentou a estrutura e o balanço orçamentário devido às contestações das entidades sindicais em relação a determinação do TCE.