Agentes de Saúde e de Endemias reduzem atividades e intensificam protestos para cobrar pagamento do piso salarial

Hoje (6), o Sindsaúde participou da Assembleia Conjunta dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), realizada juntamente a Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias (Fenasce) e com o Sindicato Dos Agentes Comunitários De Saúde e Agentes de Combate às Endêmias (Sindacse/GO).

A concentração e manifestação dos trabalhadores aconteceu em frente à Prefeitura de Goiânia. Os trabalhadores reivindicam a atualização salarial do piso da categoria que está defasado desde o início de 2023, além de melhores condições de trabalho e itens básico, como uniformes e crachás de identificação para o trabalho de campo.

“O piso salarial do ACE e ACS é um direito assegurado pela Emenda Constitucional 120/2022, a categoria exige respeito pela profissão e cobra que a legislação seja cumprida. Queremos o devido pagamento do piso salarial atualizado, pois o município já recebe a verba atualizada do Governo Federal para que seja feito o repasse aos trabalhadores”, destacou vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo.

Apesar de a prefeitura estar recebendo os recursos com valores atualizados do Governo Federal, os Agentes continuam recebendo o salário com base no reajuste de 2022. Diante disso, a Assembleia da categoria deliberou que irá reduzir parte das atividades a partir da próxima segunda-feira (9) e também irá intensificar as mobilizações.

Agenda

O próximo protesto acontecerá na próxima segunda-feira (9), às 14h, em frente ao Ministério Público de Goiás a fim de cobrar alguma iniciativa do judiciário para que a gestão do prefeito Rogério Cruz cumpra a legislação e garanta o direito trabalhista do ACS e ACE.