ARAGOIÂNIA: projeto de lei aprovado valoriza servidores da odontologia

 ARAGOIÂNIA: projeto de lei aprovado valoriza servidores da odontologia

Foi um avanço importante para os profissionais da odontologia. Após a provocação do Sindsaúde-GO, foi aprovado nesta quarta-feira (24) pela Câmara Municipal de Aragoiânia, o projeto de lei que corrige os salários dessa categoria.  

Com a aprovação do PL, o Poder Executivo ficou autorizado a reajustar os vencimentos dos cargos efetivos de Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Higiene Dental e Odontólogo, na categoria “Base”.

Além dos vencimentos, o projeto também vai permitir a alteração da carga horária dos respectivos cargos públicos efetivos para fins de adequação as disposições da Lei Federal nº. 3.999/1961.

Provocação

A aprovação desse projeto foi resultado de uma provocação feita pelo Sindsaúde. Com ela, o Município passa a cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal reconheceu, em março desse ano, a compatibilidade da Lei Federal nº. 3.999/1961 (que fixou o piso salarial nacional para as categorias profissionais supramencionadas e estabeleceu, dentre outros direitos, carga horária de 20 (vinte) horas semanais) com a Constituição Federal vigente”, explica a diretora do Sindicato, Ana Paula.

A diretora destaca que a sensibilidade e as contribuições do procurador-Geral do Município, Hernane Oliveira, e do assessor jurídico, Ademar Cardoso, em relação à demanda da categoria foram muito importantes para alcançar essa conquista. “O Dr. Hernane, assim como o Dr. Ademar, também fizeram um trabalho brilhante ao analisarem a constitucionalidade do nosso pedido e ao redigirem o nosso projeto”, enfatiza, Ana Paula.   

Lei 3.999/1961

A Lei Federal nº. 3.999/1961, de 15 de dezembro de 1961, estabelece respectivamente os valores de 03 (três) salários mínimos (atualmente R$ 3.636,00 – três mil seiscentos e trinta e seis reais) para médicos e odontólogos e 02 (dois) salários mínimos (atualmente R$ 2.424,00 – dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais) para os auxiliares e técnicos destes profissionais e reduzir a jornada de trabalho destes cargos juntamente com os cargos de Médico e Técnico em Radiologia das atuais 40 (quarenta) horas para 20 (vinte) horas semanais.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud