CCJ aprova PEC 18/22 que eleva piso salarial do ACS e ACE com formação técnica para 3 salários mínimos

 CCJ aprova PEC 18/22 que eleva piso salarial do ACS e ACE com formação técnica para 3 salários mínimos

Ontem (22) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/22 recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara de Deputados.

Agora, a proposta segue para uma Comissão Especial e, em seguida, para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Piso Salarial Nacional

A Emenda Constitucional 120, que estabelece o piso salarial nacional de dois salários mínimos não distingue profissionais com ou sem formação técnica na área. Já a PEC 18/22 pretende determinar o piso salarial de três salários mínimos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) com formação técnica em suas respectivas áreas. De acordo com a proposta, os valores para compor o novo piso serão subsidiados pela União.

Para o vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo, a PEC 18/22 representa mais um avanço na luta por dignidade e valorização de uma categoria tão importante para o Sistema Único de Saúde. “O ACS e ACE são profissionais imprescindíveis no controle de doenças e promoção da saúde pública básica, em especial na estratégia da família. A Lei 13.595/18 estabeleceu novas atribuições e mais responsabilidades no desempenho das tarefas realizadas pela categoria, o que também faz necessário uma nova correção salarial”, explica Aliandro.

“Com a formação técnica o ACS e ACE estará mais preparado para um atendimento de qualidade e promissor. Portanto, incentivar essa busca por qualificação pela via salarial é fundamental. Estamos mobilizados para que a proposta seja aprovada”, complementa o vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo.

Programa Saúde com Agente

Em 2022, mais de 200 mil vagas para os cursos de técnico em Agente Comunitário de Saúde e técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias foram ofertadas pelo Ministério da Saúde em todo Brasil (138 mil vagas para ACS e 62 mil para ACE). O curso é ministrado na modalidade educação à distância (EaD) e também conta com aulas práticas com o auxílio de preceptores em suas localidades, possuindo uma duração de dez meses.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud