Conferência Livre de Saúde do Cebes-Goiás acontece nesta quarta-feira (10); evento será transmitido pelo Sindsaúde

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Seção Goiás (Cebes-Goiás) vai promover nesta quarta-feira (10), a Conferência Livre e Democrática de Saúde. A atividade cujo tema é “Contra a privatização e por um SUS 100% público, gratuito de qualidade” é uma etapa local preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde, que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília.

O evento, que será totalmente virtual, acontece de 18h às 22h na plataforma Zoom, com transmissão pelo YouTube do Sindsaúde. A iniciativa é uma parceria do núcleo do Cebes com o projeto de extensão Pequi com SUS, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ao promover sua Conferência, o Cebes apresenta contribuições para o debate, análises e propostas que visam à consolidação do projeto da Reforma Sanitária Brasileira e constrói o caminho para mobilizar a participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde em 2023, que tem por tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

As conferências de Saúde são espaços onde a população que vive os problemas cotidianos tem a oportunidade de ser manifestar. É o momento quando professores, estudantes, profissionais, gestores e prestadores de saúde se organizam para apontar o caminho da melhoria e consolidação do SUS”, destaca a professora da UFG e coordenadora do Cebes Goiás, Cristiane Lemos.

A coordenadora reitera a relevância desses espaços lembrando a criação do SUS. “Foi assim que o SUS foi criado, com conferências e com discussões. Hoje, o SUS é uma grande vitória do povo brasileiro”, enfatiza Cristiane Lemos.

*Com informações do Cebes.