Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizado pela Fiocruz em parceria com o Sindsaúde e MPT, é tema de mestrado na UFG

O curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizado em 2021 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO) e o Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO), tornou-se tema da pesquisa de mestrado, finalizada neste mês de fevereiro de 2024, pela Lara Fernandes, servidora do SUS no município de Pontalina.

Para a diretora de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde, Marlene França, o reconhecimento do curso como tema de pesquisa científica reafirma necessidade de consolidar as práticas voltadas para a saúde dos trabalhadores. “As ações que efetivam os cuidados com a saúde dos trabalhadores são fundamentais no SUS. O Sindsaúde continua mobilizado atuando em defesa dos servidores da saúde por um ambiente de trabalho que garanta a integridade física e mental dos trabalhadores”, afirmou Marlene.

Já a diretora do Sindsaúde Ivanilde Batista, enfatiza a importância que a viabilidade da iniciativa teve na época em que os trabalhadores da saúde enfrentavam a pandemia do coronavírus. “O curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador foi em realizado em 2021, um momento que nós, trabalhadores da saúde, ainda estávamos expostos ao aumento dos riscos ocupacionais provocados pela pandemia de Covid-19. Com isso, fomos submetidos às condições de trabalho inadequadas, falta de EPIs, aumento de jornada de trabalho sem remuneração adicional, dentre outras adversidades, causando impactos físicos e psicológicos nos trabalhadores”, explicou Ivanilde.

Pesquisa – Segundo Lara Fernandes, autora da pesquisa sob orientação da prof. Dra. Larissa Carneiro, a inspiração para abordar essa temática surgiu da necessidade de analisar as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador no município de Pontalina. “A pandemia de covid-19 trouxe a necessidade de estarmos mais atentos à vigilância em saúde dos trabalhadores de todos as áreas e Pontalina é uma cidade de referência de trabalhadores no segmento do agro e confecção de roupas íntimas. O curso de Vigilância em Saúde do trabalhador está em um cenário que contribui de forma assertiva em defesa dos trabalhadores”, explicou Lara. “Aprimorar meus conhecimentos na área com um mestrado para continuar atuando como servidora do município é um sonho concretizado”, finalizou a pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Formação – O curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador foi um investimento na formação dos trabalhadores de Senador Canedo com recursos de uma multa paga pela Prefeitura do município devido o descumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

A iniciativa foi desenvolvida sob a responsabilidade do Sindsaúde Goiás, em parceria com o MPT/GO, e realizado pela Fiocruz, ofertado gratuitamente na modalidade EAD com carga-horária de 60h, por meio de oito oficinas temáticas.