Data-base 2023 de 4,18% será paga aos servidores de Goiânia a partir deste mês de dezembro; prefeito vetou pagamento dos valores retroativos a maio

O Diário Oficial do Município (DOM) publicou hoje (20) a Lei 11.108/23, sancionada pelo executivo de Goiânia, que concede a revisão geral da remuneração dos servidores públicos do município com o reajuste no percentual de 4,18%, referente a data-base 2023.

Esse percentual é relativo às perdas inflacionárias de maio de 2022 a abril deste ano de 2023 e o valor das remunerações reajustadas serão pagas a partir do dia 1º de dezembro. A recomposição contempla servidores públicos ativos e inativos, pensionistas e agentes políticos. No entanto, o pagamento dos valores retroativos a maio foi vetado pelo prefeito Rogério Cruz.

Para o diretor do Sindsaúde Goiás, Ricardo Manzi, os valores retroativos a maio é um direito dos trabalhadores que deve ser assegurado.

“Na Câmara Municipal, a vereadora Kátia Maria propôs uma emenda no projeto de lei para determinar o pagamento da data-base retroativa a maio, mas foi vetada pelo prefeito. O Sindsaúde espera que esse veto seja derrubado pelo Legislativo municipal, mas se isso não acontecer entraremos com ação judicial para que esse direito dos servidores seja garantido”, afirmou Manzi.

“A data-base é um direito previsto pela Constituição Federal e pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Município. O pagamento dessa recomposição deveria ser feio em maio e não de forma atrasada, como o executivo está fazendo, neste mês de dezembro. A luta sindical foi constante para que a recomposição salarial fosse feita no mês correto, mas não houve uma postura de respeito aos direitos dos trabalhadores por parte do gestor do município de Goiânia”, destacou o diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi.