ESTADO: com Caiado, Sindsaúde discute recomposição salarial para servidores da SES

Durante encontro na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta sexta-feira (10), o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi; a vice-presidente, Néia Vieira; e o deputado Mauro Rubem, discutiram com o governador, Ronaldo Caiado, a necessidade da recomposição das perdas salariais dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Depois de receber do Sindsaúde um relatório com contracheques e com um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que confirma a defasagem salarial da categoria, Caiado assegurou que irá discutir com sua equipe a situação dos servidores da SES.

Se referindo a outras categorias, o governador concordou que há uma parcela dos servidores públicos em situação lastimável e que por isso, seus secretários já vêm trabalhando nessa questão.

Defasagem salarial

O Sindsaúde vem construindo um diálogo com o Executivo com intuito de recompor as perdas salariais que já chegam 80,96% devido ao não reajuste nos salários nos períodos de 2007 a 2010 e de 2015 a 2021.

Expusemos para o governador, o cenário financeiro preocupante enfrentado pelos trabalhadores da Saúde e que tem comprometido até mesmo a alimentação e a compra de medicamentos. Por conta disso, solicitamos uma atenção especial aos trabalhadores da saúde”, destaca Néia Vieira.

Ricardo Manzi lembra que a categoria sempre esteve comprometida com a prestação de serviço de qualidade para a população e que foi crucial no enfrentamento da pandemia. “Nada mais justo do que garantir a esses trabalhadores o recebimento dos seus direitos”, reforça.

Manzi reitera que essa articulação continua. “Certos de que o governador compreenderá a importância dessa valorização salarial para a categoria, queremos dar continuidade no diálogo para tratarmos dessa e de outras pautas da saúde“, enfatiza.

Apoio à categoria

O encontro com o governador teve apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, e do deputado Mauro Rubem (PT) que, mais uma vez, colocou seu gabinete à disposição dos trabalhadores e, em especial, dos servidores da saúde.